II Semana de Psicologia e Educação: TransFormações | De 14 a 18/9/2015 Imprimir E-mail

img-semana-psico-edu2

Nós, alunos da graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da USP, interessados em ampliar a discussão sobre as intersecções entre Psicologia e Educação, organizamos a II Semana de Psicologia e Educação: TransFormações, que ocorrerá na semana de 14 a 18 de setembro de 2015

A I Semana de Psicologia e Educação: concepções teóricas, práticas educacionais, cotidiano escolar e políticas públicas foi realizada no ano de 2013 e teve como foco pensar acontecimentos do processo escolar e produções de distintas formas de educar que buscavam romper com os problemas de uma certa forma de escolarização.

Esse ano, o evento vem ao encontro de uma necessidade atual: discutir como a psicologia, enquanto área de conhecimento, pensa sobre questões educacionais, e como, enquanto práticas interventivas, atua nesse campo. Estruturamos a Semana em conferências, mesas de discussão, grupos de trabalho e atividades artístico-culturais no intuito de construir discussões a partir de problemáticas contemporâneas: as minorias e suas relações com o campo educacional e escolar; especificidades das áreas psi e educativas na América Latina; processos de psicologização, patologização, medicalização e judicialização da vida; desafios decorrentes das maneiras como se constituem e se relacionam atualmente os âmbitos público e privado, etc.

Vejam aqui a programação:

Conferência de abertura

Psicologias e educações: um panorama histórico

Gerson Tomanari,
Comissão de organização da semana,
Marilene Proença,
Lineu Kohatsu

Conferência

Além da medicali-zação: voltar a educar

Prof. Alain Goussot
(com tradução consecutiva)

Mesa

Educação e raça em tempos de cotas: letramento racial
e superação da desigualdade

Janeide de Souza Silva,
Gisela Oliveira,
Lia Vainer Schucman;
Valeria Campinas Braunstein.

Educação na América Latina, anti-capitalismo, anti-colonialismo

Áurea Carvalho Costa; Alessandra Fahl Cordeiro; Gisele Costa

Mesa

Possibilidades Alternativas de Educação: escolas democráticas, escola de tempo integral e desescolarização

Adriana Marcondes;
Clarissa Homsi;
Ana Clara Yoshitake;
Escola Politeia

12h às 13h30

pausa para o almoço

Conferência

Psicologia e Educação: origem e significado de um percurso

Maria Helena Souza Patto

(início às 14h e término às 18h)

Mesa

População T e o espaço escolar em tempos de discussão de gênero no Plano Nacional da Educação

.
Vera Paiva; Coletivos LGBT e Feminista do IPUSP; Camila Godoi, Luis Saraiva

Conferência
Outras possibilidades em Psicologia do Desenvolvimento: a contribuição da fenomenologia existencial

Luciana Szymanski; João Pedro Perosa; Felipe Fachim

Simpósio para
apresentação de trabalhos

GTs

1. A Graduação em Psicologia;

2. Rumos para Educação;

3. Educação na Interface com a Saúde Pública: medicalzação e inclusão

Coordenadores: Pablo Castanho; Marcia Bertolla e Ianni Scarcelli

15h30 às 16h

café

O serviço de psicologia escolar do Instituto de Psicologia da USP

Ana Beatriz Coutinho Lerner, Paula Fontana Fonseca,

Yara Sayão

Conferência

Temas da licenciatura em psicologia

Mirella Gualtieri;

Omar Calazans

O mau encontro entre a Educação e a Psicologia

Júlio Aquino

Conferência de encerramento

Por uma ética dos encontros em Psicologia e Educação:
política,
distinções, relações e tensões

Prof. Alain Goussot.

José Sérgio Fonseca de Carvalho; Carla Biancha

pós 18h

Teatro do Oprimido
Dodi Leal

Ato:

os banheiros da
universidade são
para todXs!

Cine-debate:

Território do Brincar

Marie Claire Sekkel; Soraia Chung Saura

Sarau

Memória e Educação.
Momento de escuta, de roda, de centralidade na importância de cada palavra, gesto do corpo, respiração. Do silêncio de si, perguntar-se.

(traga um objeto sentimental)

Samba da Psico

Todas as mesas e conferências acontecerão no auditório Carolina Bori do Bloco G do IP-USP

A exibição do filme acontecerá no auditório Aurora Furtado do Bloco B do IP-USP

O local dos eventos restantes estão a confirmar

Haverá transmissão ao vivo dos eventos que ocorrerão no auditório Carolina Bori em outra sala do IPUSP, caso haja lotação

Local: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Cidade Universitária - Av. Professor Mello Moraes, 1721 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-030

* O Evento é aberto ao público geral e gratuito

* Serão distribuídos certificados por atividade para os participantes presentes

* INSCRIÇÕES:

Devido ao grande número de interessados, fizemos um formulário com pré-inscrição para o evento.

Importante lembrar que este formulário NÃO GARANTE VAGA, NEM É OBRIGATÓRIO PARA A PRTICIPAÇÃO NO EVENTO.

O link do formulário é http://goo.gl/forms/lnCZbYkMCW

Acesse o facebook da Semana de Psicologia da Educação do IPUSP: