ABERTURA DE INSCRIÇÕES para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE – 1º semestre 2016 | 26/10/2015 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

 

A Diretoria do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo comunica que, nos termos da Portaria GR-3.588 de 10/5/2005 modificada pelas Portarias GR-4391 de 3/9/2009 e GR-4601 de 19/11/2009 e Diretrizes do Programa aprovadas em 24.5.2005, estarão abertas as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE, a partir de 26/10/2015 e pelo prazo de 20 dias corridos. As inscrições serão feitas pela internet, por meio do Sistema Janus.

a

I. Das Inscrições

1- Poderão se candidatar para participar da EESD - Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do PAE os alunos regularmente matriculados em programas de PósGraduação, cursos de mestrado e doutorado e que participaram desta Etapa até 3 (três) semestres para o doutorado e 1 (um) semestre para o mestrado.

a

2- Poderão inscrever-se alunos de pós-graduação de Unidades diferentes daquelas onde a disciplina de graduação é ministrada (os créditos correspondentes às atividades do pós-graduando serão computados na Unidade em que o aluno estiver matriculado).

a

3- O aluno de mestrado/doutorado somente poderá se inscrever para realizar a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência (EESD) em uma única disciplina por semestre.

a

4- A inscrição será feita pela internet, através do Sistema Janus. O candidato deverá preencher as informações solicitadas pelo sistema e inserir o Plano de Trabalho do estágio. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá seguir o seguinte caminho no Sistema Janus:

a

PAE --> Inscrição --> 1º Semestre de 2016 --> Adicionar/Alterar

a

Os orientadores e supervisores terão até o dia 10/12/2015 para avalizarem as inscrições através do Sistema Janus. Caso eles não se manifestem até tal data, as inscrições serão automaticamente validadas.

a

5- As disciplinas de graduação do curso de Psicologia para o desenvolvimento da EESD-PAE, nas quais os estagiários poderão atuar serão as oferecidas para o 1º semestre de 2016. Para informações quanto às disciplinas a serem oferecidas, os interessados deverão procurar os docentes responsáveis pelas mesmas;

a

6- A participação no Programa não conferirá qualquer vínculo empregatício com a Universidade de São Paulo.

a

7- A integração no Programa se fará pelo prazo de 05 meses, período esse que será oferecida a disciplina da Graduação escolhida para a realização da EESD.

a

8- As atividades desenvolvidas pelo estagiário não poderão exceder a 06 (seis) horas semanais. As atividades deverão ser compatíveis com as regulares do seu curso de pósgraduação.

a

9- É vedado aos estagiários ministrar aulas teóricas e práticas sem a supervisão do professor responsável pela disciplina, conforme Portaria PAE GR-3.588 Art. 5º de 10/05/2005.

a

10- O estágio de docência é parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para docência, e a qualificação do ensino de graduação sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social/CAPES, obedecendo os seguintes critérios:

aa) No Programa que possuir os dois níveis, mestrado e doutorado, a obrigatoriedade ficará restrita ao doutorado;

b) No Programa que possuir apenas o nível de mestrado, ficará obrigado à realização do estágio;

a

II. Da Seleção de Bolsistas:
A seleção dos candidatos será feita pela Comissão Coordenadora PAE do IP-USP baseado nos critérios: 1. Candidatos que não tenham recebido bolsa anteriormente;

a

2. Doutorandos;

a

3. Distribuição equitativa entre os Departamentos, considerando a sequência na distribuição das disciplinas:

3.1. Disciplina obrigatória com estágio

3.2. Disciplina obrigatória sem estágio

3.3. Disciplina optativa com estágio;

3.4. Disciplina optativa sem estágio

a

Obs 1 - Sempre que houver empate, a decisão será tomada por sorteio, inclusive quando houver mais de um candidato na mesma disciplina, e

a

Obs 2 – Os alunos de doutorado, com bolsa CAPES tem obrigação de participar do programa - PAE. E essa condição não será considerada como prioridade no lugar de classificação na lista para obtenção da bolsa. Assim os bolsista CAPES (ou de outras agências de fomento) entram em condições de igualdade com os demais pósgraduandos na classificação.

a

III. Do Auxílio Financeiro

1- Os participantes do programa poderão receber auxílio financeiro mensal que será proporcional ao número de horas dedicadas pelo estagiário dependendo da disponibilidade de recursos financeiros da USP.

a

2- O auxílio financeiro mensal poderá ser concedido no máximo por quatro semestres para cada aluno, limitando-se o máximo de dois semestres para os alunos matriculados no mestrado.

a

3- Não poderão receber auxílio financeiro os alunos que tenham vínculo empregatício com a Universidade de São Paulo.

a

IV. Da Supervisão:

a) A supervisão do projeto ficará a cargo do professor responsável pela disciplina da graduação.

a

b) A função de supervisor será desvinculada da de orientador do estudante, não sendo vedada a coincidência.

a

c) Caberá ao supervisor orientar as atividades docentes desenvolvidas pelo estagiário e acompanhar o desenvolvimento do programa.

a

VI. Da Avaliação:

a) Ao término do estágio o bolsista deverá elaborar relatório detalhado de todas as atividades realizadas no decorrer do estágio que deverá ser entregue, no prazo máximo, até 20 de agosto de 2016, assinado e acompanhado de uma ficha de avaliação do supervisor, os quais serão avaliados pela Comissão Coordenadora do PAE.

a

b) A conclusão do Estágio Supervisionado em Docência, com aproveitamento, dará ao aluno o direito de receber um certificado de participação no Programa e 03 (três) créditos por esta atividade, para ser computada como unidade de crédito em disciplina, dentro do período de seu curso de pós-graduação. Estes créditos e o certificado serão concedidos apenas no 1º semestre realizado.

A

c) Se o aluno for reprovado não terá direito ao certificado do PAE nem aos créditos pelas atividades. Caso seja bolsista CAPES, terá que repetir a atividade, sem remuneração, para cumprir as exigências dessa Agência.

A

Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia (sala 13 do Bloco G), das 10h às 12h e das 13h30 às 16h.

 

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.