Reunião científica: "Os objetivos do Tratamento Psicanalítico II | 6/11/2015, 9h Imprimir E-mail

os objetivos3

O que é desenvolver-se para Melanie Klein
Elias Mallet da Rocha Barros

aa

Objetivos do tratamento psicanalítico,
acrescidos de contribuições de Wilfred Bion
Paulo Cesar Sandler

a

Retomada de Os Objetivos do Tratamento psicanalítico I (Freud)
(Disponível novideocast  https://youtu.be/I1ywUDYgNpI )
Leopoldo Fulgencio
a

Evento gratuito, com inscrição a ser solicitada no endereço

ESTA REUNIÃO CIENTÍFICA SERÁ TRANSMITIDA AO VIVO PELO ENDEREÇO

a

Elias Mallet da Rocha Barros.
Analista didata e supervisor da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Fellow da British Society of Psychoanalysis and Institute, premiado com O Sigourney Award em 1999; ex-editor para a América Latina do International Journal of Psychoanalysis; e, correntemente, Presidente para a América latina da Task Force, que tem como um de seus objetivos criar o Dicionário Enciclopédico de Psicanálise da International Association of Psychoanalysis (IPA).

Paulo Cesar Sandler.
Picanalista didata pela SBPSP; psiquiatra, pela AMB, no Instituto de Reabilitação Física do Hospital das Clínicas da FMUSP (Setores de Dinâmica de Grupo e de Pesquisa Clínica); mestre em medicina, USP; sócio honorário da Academia Lancisiana de Medicina (Roma); ex-professor no Curso de Pos Graduação Lato Senso em Psiquiatria Psicanalítica no IP-USP; autor de diversos livros (como A Apreensão da Realidade Psiquica, em sete volumes (1997-2003); The Language of Bion, a dictionary of concepts (2005); A Clinical Application of Bion's concepts, em três volumes; An Introduction to A Memoir of the Future, em dois volumes (2015), publicados pela  Editora Imago e a Karnac Books; e tradutor da obra de W. R. Bion (com Dra. Ester Hadassa Sandler) e de outros autores, tais como Winnicott, Meltzer, Milner.

Leopoldo Fulgencio.
Psicanalista, professor do Instituto de Psicologia da USP, Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade; bolsista Produtividade CNPq; autor de O Método Especulativo em Freud (EDUC, 2008), “Winnicott rejection of the basic concepts of Freud’s metapsychology” (artigo selecionado para compor o anuário do International Journal of Psychoanalysis de 2007), dentre outros trabalhos publicados em revistas especializadas.

Programa:

(Leopoldo Fulgencio).

Retomada de Os Objetivos do Tratamento psicanalítico I (Freud)
(Disponível no videocast  https://youtu.be/I1ywUDYgNpI )

9h30
O que é desenvolver-se para Melanie Klein (Elias Mallet da Rocha Barros)
a
Resumo: É difícil sumarizar, devido à sua complexidade, os objetivos da psicanálise para Melanie Klein. Estes incluem, dentre outros fatores: 1-uma melhor integração do Ego; 2-a aquisição de uma capacidade de ampliação progressivamente maior de criar símbolos, já que estes símbolos são usados não apenas para a comunicação com o mundo externo, mas também, e especialmente, para comunicação interna entre as instâncias psíquicas; 3-a aquisição ou a ampliação, sempre progressiva, da capacidade de sentir, ou seja, de ter experiências emocionais profundas e de elaborá-las através de suas formas simbólicas; 4-a ampliação, sempre progressiva, da capacidade de estabelecer conexões entre as diversas redes afetivas; 6-ampliar a capacidade de vivenciar diferentes estados mentais, o que torna o paciente mais tolerante e mais familiar com os diferentes aspectos de sua personalidade. Em particular experienciar estados mentais até então cindidos. Através dessa experiência o paciente começa a conhecer seus impulsos, a natureza de suas relações com os objetos, o tipo de defesas usadas, que são as suas características pessoais e que o fazem o indivíduo que ele é. E, por fim: 7-adquirir a capacidade de interpretar suas próprias experiências.

10h30
Objetivos do tratamento psicanalítico, acrescidos de contribuições de Wilfred Bion
           (Paulo Sandler)
a
Resumo: A classificação do objetivo (ou intenção, ou pretensão a alcançar algo) como "tratamento", em relação ao trabalho psicanalítico, parece-me oportuna, pela realidade - inclusive histórica - na qual está imbuída: "Tornar consciente, o inconsciente", "Onde havia id, haja ego", "resolução do complexo, "Édipo". Estas máximas, expressões compactadas, plenas de informação, cunhadas por Freud, espraiaram-se por boa parte do mundo. Igualmente, conceitos formulados como a Teoria das Posições (esquizo-paranóide e depressiva) e a Teoria da Inveja e Gratidão, inicialmente dotados de poder comunicacional em proporção biunívoca ao seu poder de informação, tornaram-se, gradualmente, em modismos. Estes degeneraram, como sempre costuma ocorrer, em jargão, no âmbito dos analistas praticantes; e em lugar comum, no âmbito da sociedade circundante ao micro-cosmos dos analistas praticantes. O uso constante implicou em desgaste! Estas máximas de Freud e estes conceitos teóricos de Klein, inexoravelmente, foram perdendo, em conseqüência, seu valor (enquanto formulações verbais científicas) de serem  apreensão de aspectos da realidade humana - no caso, do funcionar do aparato psíquico. As contribuições de Bion, a esse respeito, resgataram o senso comum nelas embebido, restaurando tanto o poder comunicacional - agora expresso por uso de expressões mais coloquiais - e principalmente, de informação sobre o funcionar do aparelho psíquico, fundamentais para estudiosos e pessoas em fase de formação na técnica psicanalítica. Poderemos conferir com detalhe, examinando o sentido de vários conceitos a respeito dos objetivos do trabalho analítico - intrínseco ao eventual valor da própria psicanálise - onde Bion resgata o ethos das descobertas de Freud e Melanie Klein, para sua própria geração e para nós, que viemos depois dessa geração.