Seminário Internacional Filosofia da Paisagem e Filosofia da Incorporação: contributos da Filosofia Contemporânea para um renovado ‘Ethos da Terra’ | 12 e 13/11/2015, 10h às 13h Imprimir E-mail

Ministrante: Dr. Dirk-Michael Hennrich

a

A ‘Filosofia da Paisagem’ é uma disciplina relativamente recente das Humanidades, emergindo durante o século 19 e 20 como resultado de uma conexão peculiar de vários campos de saber, como Geografia, Geologia, Artes, Arquitectura e Ecologia, com a tentativa de reconsiderar o estatuto da natureza e da cultura na época industrial ou ainda mais no assim chamado ‘Antropoceno’.

a

A ‘Filosofia da Paisagem’ deve ser considerada como uma propedêutica para qualquer ação humana que é ocupada com o habitar da humanidade na terra, considerando que a oposição entre natureza e cultura precisa ser trespassado pelo pensamento do ‘terceiro’. Neste contexto é preciso ressaltar que o conceito da paisagem e o conceito do corpo,  (Leib, corpo vivido, corpo-sujeito, ou carne) são intimamente relacionados e configuram na ‘Filosofia Contemporânea’ como dois conceitos chaves para um novo ‘Ethos da Terra’. Enquanto a ‘Filosofia da Incorporação’ remete, com o corpo-sujeito como terceiro, a uma transgressão da dicotomia espirito/corpo (Körper, corpo-objecto, coisa, corpo-físico), a ‘Filosofia da Paisagem’ inicia uma diluição da dicotomia natureza/cultura. Sem o corpo vivido em movimento não existiria uma sensação da paisagem; sem a paisagem não existiria uma sensação do corpo-vivido (Leib).

a

O seminário pretende demostrar, a partir de alguns elementos do pensamento de Martin Heidegger (Ser e Tempo) e Maurice Merleau-Ponty (Fenomenologia da Percepção) como a ‘Filosofia da Paisagem’ e a ‘Filosofia da Incorporação’ contribuem essencialmente para a compreensão de um renovado habitar na terra.

• Local:
    Auditório da Biblioteca Dante Moreira Leite do IPUSP
    Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco C
    Cidade Universitária - São Paulo, SP

ATENÇÃO:
As vagas são limitadas. Para inscrever-se, é preciso preencher o formulário (clique aqui) e enviar, até o dia 10/11/2015, para o e-mail: < Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. >, registrando no assunto: INSCRIÇÃO - Seminário Dirk-Michael Hennrich.