Seminário: Sexualidade e Teoria do Reconhecimento: de Freud a Lacan | 24 a 26/111/2015, 8h30 às 12h Imprimir E-mail

ph

Philippe van Haute
University of Nijmegen - Holanda

rodrigoRodrigo de La Fabian Albagli
Universidad Diego Portales Santiago-Chile

Locais

Local: Sala 21 – Bl. B – 24/nov

Sala 13 do Bloco F – 25 e 26 de nov.

OBJETIVOS:
 -    Examinar os vínculos conceituais e clínicos entre o desenvolvimento de uma teoria
      da sexualidade em psicanálise com uma teoria do reconhecimento fundada da
      intersubjetivdiade.

-   Mostrar pontos de divergência e contradição entre a teoria freudiana das pulsões e os esquemas antropológicos mobilizados para explicar a sociogênese e a psicogênese dos modos de subjetivação: o complexo de Édipo, a teoria do recalcamento e a teoria da gênese.

-  Apontar diretrizes para uma eventual teoria psicanalítica do reconhecimento que possa refletir um novo entendimento da noção de reconhecimento para além dos paradigmas jurídico-normativo e psico-antropológico.

Inscrições até o dia 23/novembro/2015

Link para inscrição:   http://goo.gl/forms/uNIRZYsi6l