XI Mostra de Práticas do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT) | 19/11/2015, 9h - 12h Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

a
mostra - cabe

a

A Mostra de Práticas do CPAT deste ano terá novamente como elemento central a fotografia, tomada como imagem e narrativa, que carrega aspectos, vestígios e pontos de vista de incursões a campo realizadas por grupos de estudantes da graduação do IPUSP junto ao CPAT e à disciplina “Psicologia Social do Trabalho e das Organizações”, no decorrer do segundo semestre de 2015.

a

Os temas, lugares, enquadramentos, escolhidos pelos grupos, têm como campo comum e disparador os mundos do trabalho contemporâneos na cidade de São Paulo e suas complexidades, diversidades, desigualdades e contradições.

a

Essa exposição fotográfica busca, por um lado, evocar certas facetas e fragmentos dos mundos do trabalho em São Paulo e, por outro, apresentar alguns olhares, perspectivas, sínteses e construções dos próprios estudantes, por meio dos ângulos de cada fotografia, dos elementos recortados, destacados, afastados ou focalizados, de seus tamanhos e proporções, dos jogos de luz e sombra, das cores utilizadas na revelação, das imagens privilegiadas, da composição das fotos, do formato da apresentação, dos suportes utilizados, dentre outros.

a

A proposta é que o varal-mural presente nesta exposição possa convidar e convocar também, a quem passa pelos corredores do IP, cotidiana ou eventualmente, a entrar em contato com a atmosfera e os conteúdos experenciados pelos estudantes em campo e com parte das reflexões e indagações suscitadas.

aa

“Ao entrar no território que tem Eutrópia como capital, o viajante não vê uma mas muitas cidades, todas do mesmo tamanho e não dessemelhantes entre si, espalhadas por um vasto e ondulado planalto. Eutrópia não é apenas uma dessas cidades mas todas juntas (...)”. Italo Calvino, “A cidade e as trocas, 3”, em As cidades invisíveis.

“De uma carta jogada em cima da mesa sai uma linha que corre pela tábua de pinho e desce por uma perna. Basta olhar bem para descobrir que a linha continua pelo assoalho, sobe pela parede, entra numa lâmina que reproduz um quadro de Boucher, desenha as costas de uma mulher reclinada num divã e afinal foge do quarto pelo teto e desce pelo fio do pára-raios até a rua. Ali é difícil segui-la por causa do trânsito, mas prestando atenção a veremos subir pela roda do ônibus estacionado na esquina e que vai até o porto. (...)”.  Julio Cortázar, “As linhas da mão”, em Histórias de cronópios e de famas.

 

Organização
Equipe do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (PST)
Instituto de Psicologia da USP (IPUSP)
a

a

Local:
Corredores do IPUSP
(entre lanchonete e bloco da manutenção)

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.