Lançamento do livro: "Hiroshima e Nagasaki: testemunho, inscrição e memória das catástrofes", do Paulo Cesar Endo e Cristiane Nakagawa | 28/11/2015, 15h Imprimir E-mail

Convite de lancamento hiroshima

O livro Hiroshima e Nagasaki: testemunho, inscrição e memória das catástrofes tem como objetivo discutir os bombardeios atômicos ocorridos em agosto de 1945, no contexto da Segunda Guerra Mundial, abordando aspectos técnicos e historiográficos relacionados à produção e à utilização das armas atômicas, assim como seus desdobramentos políticos, sociais, culturais e subjetivos. Busca também colocar em pauta a importância da preservação da memória da catástrofe atômica de modo a impedir que a mesma venha a se repetir. Para tanto, reúne artigos de Cristiane Izumi Nakagawa (Psicóloga clínica), Dina Lida Kinoshita (IF/USP), Ecléa Bosi (IP/USP), Edson de Souza (Departamento de Psicanálise e Psicopatologia/UFRGS), Jaime Ginzburg (FFLCH/USP), José Moura Gonçalves Filho (IP/USP), Paulo Cesar Endo (IP/USP), Pedro Fernando da Silva (IP/USP) e Sedi Hirano (FFLCH/USP).A obra traz ainda depoimentos de Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe, e desenhos de Takashi Morita e Shigeo Moritomi, sobreviventes do bombardeio atômico à cidade de Hiroshima.

Evento de Lançamento:
Na abertura do evento haverá palestra com Takashi Morita, sobrevivente do bombardeio de Hiroshima, Hirotaka Matsuo, Diretor-geral Adjunto da Fundação Japão em São Paulo; o professor emérito da USP, Sedi Hirano (FFLCH), o Prof. Dr. Paulo Cesar Endo (IP); e Cristiane Nakagawa, organizadores da obra.

Também estarão presentes o sr. Kunihiko Bonkohara e a sra. Junko Watanabe, testemunhas do bombardeio de Hiroshima.

O evento ocorrerá na Livraria da Vila - Lorena, localizada na Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista, São Paulo - SP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3062-1063 ou pelo e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .