Colóquio: "Existência e Transitoriedade" | 26/11/2015, 17h30-19h Imprimir E-mail

Com Marco Antônio Casanova

Data: 26/11/2015, das

Sala 26, do bloco B do Instituto de Psicologia da USP

Organização: Serviço de Aconselhamento Psicológico - SAP-USP

Sobre o palestrante

Marco Antônio Casanova é doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen (1999) e pós-doutor pela Universidade de Freiburg (2005-2006). Professor do departamento de filosofia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Marco Casanova é autor de uma série de artigos em revistas nacionais e internacionais sobre Heidegger, Gadamer, Nietzsche e Dilthey entre outros, além de autor de O instante extraordinário: vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: niilismo, impessoalidade e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger(2009), Eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013). O trabalho de Marco Casanova também possui uma amplitude enorme no âmbito das traduções para a língua portuguesa de autores alemães como Martin Heidegger (Os conceitos fundamentais da metafísicaNietzsche 1 e 2Introdução à filosofia), Hans Georg Gadamer (Hermenêutica em retrospectiva e Hermenêutica da obra de arte), Wilhelm Dilthey (A construção do mundo histórico nas ciências humanas e Introdução às ciências humanas) e Max Scheler (Da reviravolta dos valores, O lugar do homem no cosmos Do eterno no homem) entre outros.