Transferência Interna - 2018 | Edital IP 20/2017 Imprimir E-mail
GRADUAÇÃO - SECRETARIA - AVISOS E NOTÍCIAS

EDITAL IP 20/2017

TRANSFERÊNCIA INTERNA 2018

O Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, de acordo com o deliberado pela Comissão de Graduação, em sessão de 09/10/2017, aprovado ad-referendum da Congregação em 20/10/2017, comunica a abertura deste edital para o preenchimento de sete vagas para fins de Transferência Interna para o curso de Psicologia – Formação de Psicólogo em regime integral, no primeiro semestre de 2018, de acordo com as normas a seguir.

  • Do número de vagas

¾       Psicologia – Formação de Psicólogo – sete vagas.

  1. Das condições para a Transferência Interna

¾       O aluno deve estar em situação regular de vínculo (matriculado ou trancado) com o curso de graduação de origem.

¾       O aluno não poderá estar matriculado no primeiro ou no último semestre do curso.

¾       O aluno deve ter cursado e obtido aprovação em, pelo menos, um semestre no curso de origem.

¾      

  1. Das inscrições

¾       As inscrições serão recebidas no período de 30/10 a 07/11/2017, no Serviço de Graduação do Instituto de Psicologia – IPUSP, sito à Av. Mello Moraes 1721 – Bloco G – 1º andar – sala 14, das 9h às 12h.

¾       As inscrições devem ser realizadas pessoalmente ou por procuração com firma reconhecida em cartório.

¾       Serão aceitas inscrições somente com a documentação completa e dentro do prazo estabelecido neste edital.

  1. Da documentação exigida para a inscrição

¾       Requerimento dirigido à Diretoria do Instituto de Psicologia da USP, disponível na página do IPUSP (http://www.ip.usp.br/portal/);

¾       Atestado de matrícula, constando curso, previsão de conclusão do aluno e os prazos de conclusão do curso (mínimo e máximo);

¾       Histórico escolar completo ou resumo escolar com autenticação digital;

¾       Carta de intenção (previamente digitada), contendo justificativa para mudança de curso. Esta carta não tem caráter classificatório.

  1. Dos critérios para a seleção e classificação dos candidatos

¾       Média ponderada suja

¾       Reprovação em disciplinas, de acordo com a seguinte pontuação:

  • Três ou mais reprovações, pontuação: 0
  • Até duas reprovações, pontuação: 0,5
  • Nenhuma reprovação, pontuação: 1,0

¾       Número de ingressos na Universidade de São Paulo:

  • O aluno perderá um ponto para cada novo ingresso excluindo o primeiro (0 para apenas um ingresso, -1 para dois ingressos, -2 para três ingressos e assim sucessivamente).

As formas de ingresso previstas pela Universidade de São Paulo são: Vestibular, SiSU, Transferências Interna e Externa e Portador de Diploma.

Serão selecionados os candidatos que obtiverem a maior pontuação na somatória dos itens supracitados. O cálculo da pontuação final se dá da seguinte forma:

PF = M +PR + PI

Onde: PF – Pontuação Final

           M – Média ponderada suja

           PR – Pontuação referente às reprovações

           PI – Pontuação de número de ingressos.

Para os dois critérios de seleção acima, serão consideradas as informações do histórico escolar até o primeiro semestre de 2017.

¾       Havendo empate entre os candidatos, a classificação será feita com base nos seguintes critérios:

  • 1º Menor tempo de ingresso no curso de origem;
  • 2º Maior número de créditos integralizados.
  1. Da divulgação do resultado preliminar da classificação

¾       O resultado preliminar da classificação será divulgado no dia 17/11/2017 na página do Instituto de Psicologia (http://www.ip.usp.br/portal/).

  1. Do recurso

¾       O prazo para a interposição de recurso será de dez dias corridos a partir da data de divulgação do resultado.

  1. Da divulgação do resultado de recurso e classificação final

¾       O resultado final será divulgado no dia 29/11/2017 na página do Instituto de Psicologia (http://www.ip.usp.br/portal/).

  1. Da confirmação de interesse

¾       A confirmação de interesse na vaga deverá ser feita no dia 30/11/2017, por escrito, pessoalmente no Serviço de Graduação, das 9h às 12h, ou por e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

¾       Será considerado desistente o candidato que não comparecer ou enviar e-mail confirmando o interesse. Neste caso, a vaga será disponibilizada para o próximo candidato classificado.

  1. Da 2ª chamada

¾       Caso haja segunda chamada, o resultado será divulgado no dia 04/12/2017.

  1. Da confirmação de interesse na vaga – 2ª chamada

¾       A confirmação de interesse na vaga referente à segunda chamada deverá ser feita no dia 05/12/2017, por escrito, pessoalmente no Serviço de Graduação, das 9h às 12h, ou por e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

  1. Da matrícula

¾       O candidato selecionado que confirmar o interesse na vaga ofertada deverá efetuar a matrícula para o 1º semestre de 2018 pessoalmente no Serviço de Graduação do IPUSP, em data oportuna a ser agendada por e-mail, considerando a tramitação da documentação do aluno a partir de sua Unidade de origem, até a data máxima que deverá estar prevista no calendário escolar para o ano de 2018.

  1. Do início das aulas

¾       De acordo com o calendário escolar da USP para 2018, as aulas terão início em 26 de fevereiro de 2018.

  1. Do aproveitamento de estudos

¾       Conforme o Regimento Geral da USP, em seu artigo 79, “os pedidos de dispensa de disciplinas serão homologados pela Comissão de Graduação da Unidade, após manifestação do Departamento ou órgão responsável”, devendo o interessado estar ciente que estará sujeito às adaptações curriculares necessárias.

¾       Os candidatos aprovados deverão solicitar equivalência de disciplinas cursadas na Unidade de origem em período a ser agendado pelo Serviço de Graduação.

¾       Somente serão aceitos pedidos de dispensa para as disciplinas oferecidas no primeiro período ideal do curso. Para as demais disciplinas, as dispensas deverão ser solicitadas conforme o calendário da Unidade.

  1. Disposições gerais

¾       A matrícula dos aprovados somente será efetivada após o recebimento da documentação emitida pela Unidade de origem, solicitada pelo Serviço de Graduação do IPUSP.

¾       Os candidatos aprovados serão classificados segundo os critérios estabelecidos no item V, até o limite do número de vagas.

¾       Excluídas as disciplinas cujas dispensas forem deferidas, o aluno transferido ficará obrigado a cursar todas as demais disciplinas da grade curricular, no semestre em que forem oferecidas, cumprindo os requisitos necessários, dentro dos prazos estabelecidos pela Estrutura Curricular do curso.

¾       Os casos omissos neste edital serão resolvidos pela Comissão de Graduação do Instituto de Psicologia da USP.

São Paulo, 20 de outubro de 2017.

Instituto de Psicologia - USP

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.