Curso de Aperfeiçoamento: O atendimento psicossocial a famílias | de 4/3 a 1/6/2016 Imprimir E-mail

Coordenadora: Profa Associada Belinda Mandelbaum
Vice-Coordenadora: Profa Associada Vera Sílvia Facciolla Paiva

1.  Objetivo: O objetivo deste curso é o aprimoramento de profissionais da rede pública de Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça e Segurança Pública para o atendimento a famílias nas diversas instituições em que atuam. A partir de discussões coletivas de situações que envolvem diversas modalidades de atenção a famílias nos diferentes contextos institucionais, pretende oferecer ferramentas teóricas e técnicas para a atuação profissional numa perspectiva psicossocial.

2.  Público alvo: destina-se a profissionais - psicólogos, assistentes sociais, médicos, terapeutas ocupacionais, educadores, etc. - da rede pública de Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça e Segurança Pública que lidam com famílias no cotidiano de suas práticas.

3.  Metodologia: discussões de situações de trabalho apresentadas pelos alunos, a partir das quais elementos da teoria e da técnica do atendimento a famílias no campo psicossocial serão abordados.

4. Temas abordados: O curso terá 16 aulas semanais de 3 horas de duração. Contará com 1 aula introdutória e 5 módulos, de 3 aulas cada, desenvolvidos pelos diferentes professores. Buscar-se-á um trabalho intensivo a partir das situações trazidas pelos alunos e um diálogo orgânico entre teoria, técnica e experiências de trabalho, sempre levando em consideração os diferentes contextos institucionais. Trabalhando com 5 professores em 5 módulos diferentes, os alunos terão a oportunidade de escutar formas diversas de compreensão da família no campo psicossocial.

5. Corpo docente: Belinda Mandelbaum; Guillermo Bigliani; Lea Bigliani; Luis Fernando de Oliveira Saraiva e Luiz Meye

6.  Carga horária e duração do curso: 48 horas com duração de 4 meses, ministrado às 6as feiras de manhã (das 9:00 horas às 12:00 horas). O curso contará com 3 horas semanais.

7.    Início: 04 de março de 2016.

Final: 01 de julho de 2016.

8.  Frequência mínima exigida: o aluno deverá comparecer a, no mínimo, 85% das aulas.

9.   Critérios de aprovação: frequência.

10   Número de vagas: 40

11 Requisitos: Poderão participar do curso profissionais que comprovadamente trabalhem em instituições públicas de Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça e Segurança Pública.

12.Procedimento de inscrição para a seleção: As inscrições serão feitas por email ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), no qual deverá constar, anexado, o arquivo com a Ficha de Inscrição, o Currículo e as respostas ao questionário.

Baixe aqui a FICHA DE INSCRIÇÃO & MODELO DE CURRICULO
a serem enviados para a seleção.

13.Período de inscrição para a seleção: 26 a 29 de janeiro de 2016. Não serão aceitas inscrições antes ou depois destas datas.

14 Local de inscrição: Via email. Não serão aceitas inscrições presenciais.

15.Divulgação dos resultados: no dia 15 de fevereiro de 2016, a partir das 15 horas será divulgada no site do IPUSP a lista dos candidatos selecionados.

16.Requisitos para inscrição dos candidatos selecionados: enviar comprovante de vínculo empregatício em instituição pública e cópia do documento de identidade para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

17.Certificados: Serão fornecidos certificados no final do curso para os alunos que tiverem a presença mínima exigida.

18.  Número mínimo de participantes para a realização do curso: 20.

19.  O curso é gratuito.