Estudo com gêmeos para o teste de hipóteses evolucionistas 23/2/2016, 14h Imprimir E-mail

Evento PSE5939 (02 créditos para alunos de pós-graduação)
Os alunos de pós-graduação deverão se matricular na secretaria de Pós-Graduação do IPUSP

ESTUDO COM GÊMEOS PARA O TESTE DE HIPÓTESES EVOLUCIONISTAS

O potencial dos métodos de estudo de gêmeos, irmãos, e adoção para desvendar a combinação de fatores biológicos, culturais e experienciais que afetam o desenvolvimento humano ainda é insuficientemente utilizado. O objetivo da disciplina é familiarizar os estudantes com a aplicação de delineamentos de pesquisa usando estes métodos para análise de hipóteses geradas pela teoria evolucionista.

Temas abordados
Métodos de estudo de gêmeos, irmãos, e adoção no estudo de aspectos do comportamento humano – cooperação e competição, altruísmo, vínculos pessoais, luto – visando a análise de hipóteses geradas pela teoria evolucionista. Discussão dos resultados de pesquisas com gêmeos monozigóticos e dizigóticos, criados juntos e separados, incluindo experiências de criação em países com língua e cultura diferentes. Discussão dos resultados de pesquisas com gêmeos "virtuais" ou "pseudo" gêmeos (indivíduos com menos de nove meses de diferença de idade, mas com pais biológicos diferentes, criados juntos desde a infância). Perspectivas a partir do Minnesota Study of Twins e do Fullerton Twin Study.

Segal Nancy

Profa Dra Nancy Segal
California State University, Fullerton

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental