3º CICLO DE DEBATES PSICOLOGIA E POVOS INDÍGENAS | 18/3/2016, a partir das 8h30 Imprimir E-mail

a

O CRP SP convida a todos para este ciclo de debates, marcando uma década de trabalhos direcionados à mobilização dos psicólogos quanto às questões que afetam os povos indígenas. As demandas são diversas, assim como o são as possibilidades de atuação dos psicólogos nesse campo. Seja na aldeia ou na cidade, na formulação e execução de políticas públicas ou na academia, há muito o que fazer - e o que aprender com os indígenas.

a

O contexto nacional nos convoca a participar de espaços dialógicos para troca de experiências, conhecimentos e práxis emancipatórias, de maneira a caminharmos junto com nossos povos originários na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e garantidora dos direitos humanos e constitucionais.

a

Este é o convite e este é o nosso desafio.

a

Serão três etapas, em cidades distintas: Ribeirão Preto, Santos e capital São Paulo.

a

A cada etapa uma mesa redonda pela manhã e outra pela tarde, sempre contando com a presença de lideranças indígenas. Os debates serão direcionados à construção de propostas para o IX COREP e IX CNP - Congresso Nacional da Psicologia. Contamos com sua presença!

Inscrições em: http://crpsp.org.br/EventosPreparatorios/inscricoes.aspx

TEMA MESA 5: INDÍGENAS EM CONTEXTO URBANO - DEMANDAS DA INTERCULTURALIDADE
Data: 18/3/2016 das 8h30 às 12h
Local: Instituto de Psicologia da USP, em parceria com a Rede de Atenção à Pessoa Indígena.
Coordenador: Emerson de Oliveira Souza

Palestrantes:
• Pedro Luiz Macena, Guarani

• Paulo Wassu Kocal

• Marília Benedito

• Rafaela Achatz

• Flaviana Rodrigues de Sousa

• Emerson de Oliveira Souza, Guarani

TEMA MESA 6: PSICOLOGIA E POVOS INDÍGENAS: ENCONTROS NA ENCRUZILHADA
Data: 18/3/2016 das 14h às 17h
Coordenadora: Lumena C. Teixeira

Palestrantes:
• Edinaldo dos Santos Rodrigues, Xukuru de Ororubá

• Walter Moure

• Danilo Silva Guimarães

• Lucila de Jesus Mello Gonçalves

MINICURRÍCULOS:
• Danilo Silva Guimarães - Psicólogo, professor Doutor do Instituto de Psicologia da USP, onde fundou e coordena o serviço Rede de Atenção à Pessoa Indígena. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

a

• Edinaldo dos Santos Rodrigues - Povo Xukuru do Ororubá. Psicólogo pela Universidade Federal de São Carlos, atua na saúde mental, na atenção à saúde indígena no Distrito Sanitário Especial Indígena Pernambuco.

a

• Emerson Oliveira - Povo Guarani. Bacharel em Ciências Sociais, professor de História e Sociologia da rede estadual de São Paulo e co-autor do Livro "A Criação do Mundo e Ouras Belas Histórias Indígenas!", Formato/Saraiva, 2011.

a

• Flaviana Rodrigues Sousa - Psicóloga, mestranda em Psicologia Experimental (USP), desenvolve a pesquisa "Saúde Mental e Povos Indígenas: Apontamentos teórico-metodológicos a partir do Construtivismo Semiótico-Cultural em Psicologia". Membro da equipe do serviço rede de Atenção à Pessoa Indígena.

a

• Lucila de Jesus M. Gonçalves - Psicóloga, psicanalista, mestre em saúde pública, doutoranda do IPUSP, membro do GT Psicologia e povos indígenas/CRP, autora do livro "Na fronteira- das relações de cuidado em saúde indígena", Annablumme/ FAPESP.

a

• Lumena Celi Teixeira - Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, professora da Unisantos, fundadora e atual coordenadora do Grupo de Trabalho Psicologia e Povos Indígenas do CRP SP.

a

• Marília Antunes Benedito - Estudante de psicologia, bolsista de Iniciação Científica (PUBE-USP) com o projeto 'Estudos Introdutórios sobre a Identidade Indígena em Contexto Urbano: Análise de Depoimentos de Universitários Indígenas'.

a

• Paulo Wassu Kocal - Cacique da etnia Wassu Cocal no estado de São Paulo.

a

• Pedro Luiz Macena - Povo Guarani. Liderança Mbya Guarani da aldeia Tekoa Pyau. Educador e coordenador cultural do Centro de Educação e Cultura Indígena da TI Jaraguá, SP.

a

• Rafaela Waddington Achatz - Estudante de psicologia, bolsista de Iniciação Científica (PUBE-USP) com o projeto 'Psicologia e povos indígenas: possibilidades e limites na produção de espaços dialógicos'. Membro da equipe do serviço rede de Atenção à Pessoa Indígena.

a

• Walter Moure - Doutor em Psicologia Clínica pela USP, dedicado ao trabalho clínico winnicottiano em Buenos Aires e São Paulo. Trabalha com a Associação de Jovens Indígenas da Reserva Indígena de Dourados, MS. Pesquisador em Filosofia Intercultural no Instituto de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Supervisor clínico e de instituições que trabalham com populações de risco psicossocial.

Informações:
Departamento de Eventos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - CRP 06
Tel.: 11 - 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357

Ou acesse: http://crpsp.org.br/EventosPreparatorios/Dados.aspx#Povos