Palestra: O projeto de uma psicologia científica em Wilhelm Wundt: contexto histórico e relevância para os debates contemporâneos | 1/4/2016, 8h Imprimir E-mail

a

O evento é aberto ao público interessado e acontece no contexto das atividades da disciplina História e Filosofia da Psicologia, como iniciativa da área de Problemas Teóricos e Metodológicos em Psicologia do PSE, através do Laboratório de Interação Verbal e Construção de Conhecimento (LIVCC-PSE).

Organizadores:
Profa. Associada Dra. Lívia Mathias Simão e Prof. Dr. Danilo Guimarães

Local:
Auditório Carolina Bori
IPUSPa
Inscrições:

a
Sobre o palestrante: O Prof. Dr. Saulo Araujo possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas / Universität Leipzig (2007).
a
Atualmente é Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação (Mestrado e Doutorado).
a
É também diretor do NUHFIP (Núcleo de História e Filosofia da Psicologia Wilhelm Wundt) da UFJF. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História e Filosofia da Psicologia, Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant e a psicologia, evolução do projeto de uma psicologia científica, o pensamento de Wilhelm Wundt e William James, o problema mente-cérebro na filosofia e na psicologia. É Bolsista de Produtividade do CNPq, com importantes publicações nacionais e internacionais.
a
Em 2013 foi contemplado com o prêmio Early Career Award 2013, da American Psychological Association (APA), divisão de História da Psicologia da APA, a Society for the History of Psychology (Divisão 26), em reconhecimento pela sua ilustre contribuição acadêmica.
a
(Fontes: Currículo Lattes e setor de comunicação da UFJF)