II Seminário sobre Políticas públicas e prática docente em países da latino-américa: Brasil, Cuba e México: concepções de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos da escolarização | 27 e 28/6/2016 Imprimir E-mail

altaltalt

27   De junho

10h

Abertura solene
Profa. Marilene Proença (IPUSP-PROLAM) e Lisbeth Rebollo (PROLAM/USP)

O Conceito de Estado nas Políticas Públicas de Educação para América Latina
Mesa 1:
Das 10h30 às 12h30

Bernardo Ricupero - Departamento de Ciência Política FFLH/USP

César Minto - Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação FE/USP

Caio Dib de Seixas - Projeto Educacional Caindo no Brasil

Mesa 2: Das 14h30 às 16h30

Luiz Fernando da Silva - Departamento de Ciências Humanas FAAC/UNESP Bauru

Pablo Gentili (UERJ/PPFH e CLACSO) – a confirmar

Fabricio Zimmermann – Rede Municipal de Educação Florianópolis.

28  De junho

Das 9h às 11h:Mesa 3: Uma pesquisa multicêntrica sobre políticas públicas em educação em América Latina: Brasil/Cuba/México

Marilene Proença (IPUSP-PROLAM), Laura Calejon (UNICSUL), Ana María Tejada (IPUSP), Luciane Schlindwein (UFSC) e Katia Bautheney (IPUSP).

a

Mesa 4: Percursos do CEFAI e do NAAPA em Diretorias regionais de Ensino da cidade de São Paulo

Luciane Schlindwein (UFSC) e Katia Bautheney (IPUSP)

11h
Um percurso do CEFAI na Diretoria Regional de Ensino Jaçanã-Tremembé
Camila Cristina Lopes; Camila Ramos Franco de Souza; Cláudia d´Alevedo dos Reis; Maria Emília S. Oliveira; Sandra Helena Broinizi Pereira de Araújo

A experiência do NAAPA da Diretoria Regional de Ensino do Butantã

André Luiz Corrêa; Juliana Maria Soares; Washington José O. da Fonseca.

12h

14h

O conceito de “transtornos de aprendizagem” no discurso de encaminhamento de alunos para atendimentos especializados

Laura Rosa Ribeiro Mendes; Paulo José Cavalcante; Katia Forli Bautheney

A experiência com educadores na Amazônia Brasileira

Tânia Suely Azevedo Brasileiro (UFOPA)

A experiência com educadores em México: Verácruz

Marco Polo Eugênio de Santana (Universidad Autónoma de Ciudad de  México)

17h

Encerramento

a

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO SITE (http://goo.gl/forms/cvDriO9Om4) DO IPUSP E DURANTE O EVENTO.

VAGAS LIMITADAS!