Conferências Prof. Pierre Benghozi | 9 e 10/08/2016 Imprimir E-mail

A CLÍNICA da RADICALIZAÇÃO IDEOLÓGICA nas SOCIEDADES em TRANSFORMAÇÃO

DIA 10 de AGOSTO de 2016
A EFRAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O PERIGO SUICIDA

9h – 12h | Auditório do Instituto de Psicologia - Bloco G Avenida Prof. Mello Moraes, 1721 Cidade Universitária - São Paulo - SP

PÚBLICO-ALVO:
Aberto a pesquisadores, alunos de graduação e profissionais com formação em Psicologia, provenientes de serviços públicos e instituições de pesquisa e ensino, dentro e fora da USP. Vagas Limitadas (200).

|

OBJETIVOS: Estas conferências dão seguimento à apresentação dos fundamentos teóricos e a malha de conceitos que constitutem a PSICANÁLISE dos VÍNCULOS, desenvolvida pelo Prof. Pierre Benghozi, tomando questões de complexidade social como: a radicalização ideológica e religiosa nos tempos atuais e a problemática da efração sexual que pode levar ao risco suicida em adolescentes.

Sobre o Prof. Pierre Benghozi

Doutor em Psiquiatria, Professor da Université Paris XIII Bobigny, da Université ToulonePresidente do Institut de Recherche en Psychothérapie. Faz parte ainda da Sociedade Francesa de Psicoterapia Psicanalítica de Grupo; da Sociedade Francesa de Terapia Familiar Psicanalítica; Diretor do Serviço de Psiquiatria da Criança, do Adolescente e da Família de Hyères - França; Presidente da Comissão Nacional sobre Violência do Conselho Superior do Ministério do Trabalho e da Solidariedade da França. Sua pesquisa, numa perspectiva psicanalítica, aborda as questões de casal e família, sobretudo no que tange a transmissão psíquica inter e transgeracional, marcados especialmente por crises sociais e humanitárias. O trabalho do Prof. Benghozi parte de sua experiência clínica, de pesquisa e formação de terapeutas, particularmente no trabalho com famílias, em serviço público de saúde da França, para trabalhar a dimensão das relações intersubjetivas, intrapsíquicas e transubjetivas no campo social – família, grupos e instituições – que compõe a complexa rede de vínculos, na qual o sujeito está inserido. Da ideia de rede, amarras e nós, derivam conceitos que ligam o sujeito, não somente aos seus diversos grupos de pertencimento, mas à sua herança genealógica (antepassados) e de tansmissão (filiação). Com seus conceitos inovadores forma-se a basea para a proposição de uma modalidade de psicoterapia psicanalítica familiar, a clínica da efração.

LOCAL
: Auditório do Instituto de Psicologia - Bloco G Avenida Prof. Mello Moraes, 1721 Cidade Universitária - São Paulo - SP

INSCRIÇÕES

Enviar: Nome completo e Instituição a que pertence para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

|
Evento gratuito com concessão de certificado (80% freq. e ao final dos trabalhos).

|
Palestras proferidas em francês com tradução consecutiva

APOIO

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Governo Federal