III Seminário sobre Políticas Públicas e Prática Docente | De 3 a 5/4/2017, das 9h às 17h Imprimir E-mail

|TRa

transmissão via youtube - clique aqui

|

O LIEPPE – Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo juntamente com o Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina – PROLAM USP convidam Psicólogos, Educadores, Graduandos e Pós-graduandos nas áreas de Psicologia e Educação, para participarem do “III SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA DOCENTE EM PAÍSES DA LATINO-AMÉRICA:BRASIL, CUBA E MÉXICO: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E DEDESENVOLVIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO.

Tema do Seminário:
Análise de Dados na Perspectiva Histórico-Cultural: proposições e desafios

Convidados

Profa. Dra. Marta Ofélia Shuare
Doutora em Psicologia pela Universidade de Moscou

Guillermo Arias Beatón
Universidade de Havana e Cátedra Vigotski de Cuba

Ana Lúcia Manrique

Wanda Maria Junqueira Aguiar

|

Dia 3 de abril (segunda-feira)

9h às 9h30: Abertura e apresentação da Pesquisa POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA DOCENTE EM PAÍSES DA LATINO-AMÉRICA -BRASIL, CUBA E MÉXICO: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E DE DESENVOLVIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO
Profs. Drs. Marilene Proença Rebello de Souza, Luciane Maria Schilindwein e Guillermo Arias Beatón

|

9h30 às 12h: Conferência “Las funciones psíquicas superiores (su origen y desarrollo) en la teoría histórico-cultural”
Dra. Marta Ofélia Shuare

14h às 17h: Roda de Conversa sobre o Método materialista histórico-dialético
Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón
Cátedra Vigotski  e Universidade de La Habana, Cuba

|

Dia 4 de abril (terça-feira)
9h às 10h30: Análise dos Cadernos do Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa - PNAIC
Prof. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves
Universidade Estadual da Paraiba

Prof. Dra. Sandra  Patrícia Ataíde Ferreira
Universidade Federal de Pernambuco

|

10h30 às 12h: Políticas Públicas para os Anos Iniciais do Município de Florianópolis: desafios e possibilidades
Profa. Dra. Luciane Schilindwein e  Mestranda Maria Luiza de Souza e Souza
Universidade Federal de Santa Catarina

|

14h às 15h30: Aprendizagem e Desenvolvimento como política Pública: o caso do Conselho Municipal de Educação de São Paulo.
Profas. Dras. Marilene Proença Rebello de Souza e Márcia Regina Cordeiro Bavaresco e Graduanda Gisela dos Santos Oliveira
Universidade de São Paulo

|

15h30 às 17h: Análise preliminar sobre documentos que orientam a Educação Básica