Colóquio internacional: A dimensão traumática do adoecimento e a experiência do cuidado em psicanálise: clínica e pesquisa | 10 e 11/4/2017 Imprimir E-mail

cartaz evento karl leo

COLÓQUIO INTERNACIONAL

A DIMENSÃO TRAUMÁTICA DO ADOECIMENTO E A EXPERIÊNCIA DO CUIDADO EM PSICANÁLISE: CLÍNICA E PESQUISA

Convidado internacional

Prof. Karl-Leo Schwering (Universidade Paris XIII)

Coordenação: Maria Lívia Tourinho Moretto (PSC) e Daniel Kupermann (PSC)

Data: 10 e 11 de abril de 2017

Horário: 10.04 das 9 às 17h / 11.04 das 8:30 às 12:30 hs

Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Auditório Carolina Bori (Bloco G)

Inscrições gratuitas - Vagas limitadas

tradução consecutiva

Inscrições através do link: https://goo.gl/forms/8DfDb9Q5ghAKk0Om1

10 de abril de 2017

9:00 às 9:30 – Cerimônia de Abertura – Prof.a Marilene Proença, Prof. Gilberto Safra, Prof. Maria Lívia Tourinho Moretto e Prof. Daniel Kupermann (IPUSP)

9:30 às 12:00 hs – Conferência: "O Sofrimento por doença grave no hospital"

Conferencista: Prof. Karl-Leo Schwering (Paris XIII)

Moderador: Prof. Niraldo de Oliveira Santos (CLIPP)

Debatedores: Profa. Maria Lívia Tourinho Moretto e Prof. Daniel Kupermann (IPUSP)

14:00 às 17:00 hs – Conferência: "Os dispositivos da pesquisa psicanalítica no campo médico"

Conferencista: Prof. Karl-Leo Schwering (Paris XIII)

Moderadora: Profa. Karla Patrícia de Holanda Martins (UFC)

11 de abril de 2017

8:30 às às 12:30 hs – Seminário de Pesquisa em Psicanálise

Palestrantes: Andrea Varela, Cláudio Akimoto, Julia Catani, Lucas Bulamah, Mayra Castellani, Wilson Franco (IPUSP)

Moderadores: Prof.a Karla Patrícia de Holanda Martins (UFC) e Prof. Niraldo de Oliveira Santos (CLIPP)

Debatedores: Prof.s Karl-Leo Schwering (Paris XIII), Profa. Maria Lívia Tourinho Moretto e Prof. Daniel Kupermann (IPUSP)

Comissão Executiva

Daniela Ferraz

Julia Catani

Lucas Bulamah

Mayra Castellani

Wilian Fender

Wilson Franco

Apoio: Instituto de Psicologia da USP, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica, psiA – Laboratório de Pesquisas e Intervenções Psicanalíticas – PSC e LABPSI – Laboratório de Psicanálise, Saúde e Instituição – PSC