Seminário sobre a Obra de J. Lacan: A função da fenda subjetiva na fantasia perversa | 22/6/2015, das 12h30 às 14h Imprimir E-mail

Lacan

|

Nosso espaço aberto, público e gratuito acontece desde 2001, sempre enfatizando as referências e contextos no decorrer do ensino de Lacan. Ele constitui uma atividade conjunta do Latesfip (Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP) e da Escola dos Fóruns do Campo Lacaniano.

|

Neste semestre voltamos a examinar o tema do fantasma em Lacan procurando mostrar como ele implica uma noção topológica de perspectiva. Para tanto faremos uma leitura cruzada entre o Seminário XIV A Lógica do Fantasma (1966-1967) e o Seminário VI O Desejo e sua Interpretação (1958-1959). Tentaremos verificar como as disparidades entre o modelo do Grafo do desejo e o modelo do número de ouro podem ser resolvidas pelo desenvolvimento da noção de perspectiva.

|
Para ter acesso a aulas anteriores do Seminário inscreva-se no Canal Christian Dunker: https://www.youtube.com/channel/UCF6VjYfikYP2vfUx3c6GvVw
Público, aberto e gratuito

Bibliografia|
Lacan, J. (1958-1959) O Desejo e sua Interpretação (Cap. XXII). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2016.

Inscrições: https://goo.gl/forms/IYhOT0OOTWZAfbCF3

Instituto de Psicologia da USP, Auditório Carolina Bori - Bloco G