Seminário Internacional II: 'Filosofia da Paisagem': Aspectos fundamentais da crise ambiental | 25/5/2017, das 9h às 12h e das 14h às 17h Imprimir E-mail
|

(Contribuições da Filosofia Contemporânea para um renovado ‘Ethos da Terra’ II.)

Ministrante: Dr. Dirk Michael Hennrich

Dando continuidade aos estudos no âmbito da Filosofia da Paisagem, o presente seminário enfocará três aspectos da crise ambiental global, compreendida como efeito de uma crise da ontologia ocidental em geral.

Destes três aspectos, entre si intimamente relacionados, destaca-se em primeiro lugar a crise ecológica e a contínua destruição do natural sob o efeito de uma acelerada exploração e degradação de toda esfera não-humana, dos animais até as mais distantes e inacessíveis paisagens naturais.

Em segundo, e aqui já antes do início da revolução industrial por volta de 1800, a subjugação, regulamentação e exclusão do corpo-vivo (Leib) a favor do corpo anatômico e meramente físico, não apenas na filosofia, na política e na medicina, mas em todas as assim chamadas ciências naturais e exatas até os nossos dias.

E em terceiro, a regulamentação, a expulsão e/ou a canalização e ideologização da força de imaginação em prol do racionalismo e depois, a partir da invenção e proliferação das imagens midiáticas, conforme as demandas da ideologia tecnocrática-capitalista direcionado ao consumo e o progresso tecnológico-científico.

O seminário propõe deste modo, e a partir de alguns fundamentos da Filosofia da Paisagem, uma análise das três perspectivas acima descritas, discutindo a interdependência da Filosofia da Paisagem com a Filosofia do Corpo-Vivo e da Teoria das Imagens e da Imaginação. Faremos leituras de excertos de vários autores para uma noção básica acerca da problemática ambiental nos três níveis mencionados a fim de incentivar um questionamento fundamental sobre os entraves da ontologia ocidental em curso. Ao final do seminário, será indicada extensa bibliografia sobre a temática tratada.

Sobre o palestrante

Dr. Dirk Michael Hennrich é pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, CFUL/Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT. Possui doutorado pela Universidade de Lisboa (2014) e mestrado pela University of Basel/Switzerland (2003) em Filosofia, Literatura Alemã Moderna e História.

|

Auditório Aurora (Sala 20, Bloco B)

Realização: Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Lapsi)

Coordenação: Profa. Dra. Sandra Patrício

Importante: Não é necessário fazer inscrição prévia. Certificados de participação serão emitidos.