Seminário Internacional: A presença do pensamento de Melanie Klein na psicanálise contemporânea | 17 e 18/8/2017, das 8h às 17h30 Imprimir E-mail

|Inscrições: https://goo.gl/forms/TeFob9baNarzHK2N2

MELANIE

Quinta-feira, 17/8/2017 – IPUSP

Marilene Proença (Diretora IPUSP)

9h30 às 11h
A presença de Melanie Klein na psicanálise contemporânea

Luís Claudio Figueiredo (IPUSP E PUCSP)

Comentários: Elisa Maria de Ulhôa Cintra (PUCSP)

Coordenação da mesa: Marina F. R. Ribeiro (IPUSP)

Coffee Break: 11h às 11h15

11h15 - 13h|

My Lacan d’alingua inglesa, seus mathèmes e his Melanie Klein (1)

Luiz Eduardo Prado de Oliveira (Paris 7)
Diretor de pesquisa - CPRMS - ED Pesquisas em psicanálise - Universidade de Paris 7-Denis Diderot. Professor emérito - Universidade da Bretanha ocidental. Psicanalista, Espace Analytique.

Comentários: Maria Lívia Moretto (IPUSP)

Coordenação de mesa: Daniel Kupermann (IPUSP)

13h às 14h – Almoço

Terror e fascínio pelo feminino na obra de Melanie Klein

Cassandra Pereira França (UFMG)

As contribuições de Melanie Klein no campo da Psicologia Social

Belinda Haber Mandelbaum (IPUSP)

Coordenação da mesa: Marina F. R. Ribeiro (IPUSP)

Sexta-feira, 18/8/2017 – IPUSP

9h às 10h30

Sobre Melanie Klein

Luiz Tenório Oliveira Lima (SBPSP)

Comentários: Ricardo Telles de Deus (PUCSP)

Coordenação da mesa: Rosa Maria Tosta (PUCSP)

Coffee Break: 10h30às 10h45

|

My Lacan d’alingua inglesa, seus mathèmes e his Melanie Klein (2)

Luiz Eduardo Prado de Oliveira (Paris 7)

Comentários: Renato Mezan (PUCSP)

Coordenação da mesa: Nelson Ernesto Coelho Júnior (IPUSP)

13h às 14h30

Coquetel – Lançamento dos Livros

- Para além da contratransferência: o analista implicado. Elisa Cintra, Gina Tamburrino e Marina Ribeiro, (orgs.) - Editora Zagodoni.

- Nem sapo, nem princesa: terror e fascínio pelo feminino. Cassandra Pereira França - Editora Blucher.

14h30 às 16h

Melanie Klein e Winnicott: porta-vozes das heranças de Abraham e Ferenczi

Alfredo Naffah Neto (PUCSP)

Comentários: Leopoldo Fulgencio (IPUSP)

Coordenação da mesa: Elisa Maria de Ulhôa Cintra (PUCSP)

Encerramento
Elisa Maria de Ulhôa Cintra e Marina F. R. Ribeiro

Comissão executiva:
Bartholomeu Vieira - IPUSP
Eduardo Zaidan - PUCSP
Janderson Silvestre - IPUSP
Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira - IPUSP

|

...a psicanálise nos conduziu ao cerne da psique humana para aí descobrir a loucura, que é ao mesmo tempo seu motor e seu impasse. A obra de Melanie Klein é daquelas que mais contribuíram para o conhecimento de nosso ser à medida que ele é um mal-estar, sob seus diversos aspectos: esquizofrenia, psicose, depressão, mania, autismo, atrasos e inibições, angústia catastrófica, fragmentação do eu, entre outros. E se não nos fornece chaves mágicas para evitá-lo, ela nos ajuda a lhe dar um acompanhamento ótimo e uma chance de modulação com vistas a um renascimento, talvez.
(Kristeva, 2012)
|

Como podemos pensar o impacto das contribuições de um autor depois de mais de cinquenta anos de sua morte? No caso de Melanie Klein observamos que parte considerável de sua obra está tão profundamente assimilada no pensamento clínico atual que a referência direta a suas ideias pode não aparecer de imediato; mas basta um olhar mais cuidadoso para constatar a presença da psicanalista em inúmeros conceitos contemporâneos. Fazendo parte da primeira geração do pensamento psicanalítico, ao lado de Freud, a obra de Klein precisa ser conhecida profundamente, de modo a compreendermos as inúmeras ressonâncias de seu trabalho dentre os atuais psicanalistas. O seminário intenciona favorecer o debate sobre a presença do pensamento kleiniano no cotidiano da clínica psicanalítica contemporânea.

Organização:
Elisa Maria de Ulhôa Cintra e  Marina F. R. Ribeiro

Pós-graduação Psicologia Clínica

Instituto de Psicologia da USP e PUCSP - Núcleo de Método Psicanalítico e Formações da Cultura

pg 2 logo IP        PUCSP     pró reitoria de pós

Banco Santander