Seminário: História e Filosofia: as sombras do Mal | 22/6/2017, das 15h às 18h Imprimir E-mail

Ministrante: Dr. Andrei Venturini Martins

Com o terremoto de Lisboa, ocorrido em 1755, muitos filósofos levantaram suas vozes e encararam a seguinte questão: há uma justiça de Deus no mundo? Se Deus é bom e sua bondade manifesta-se em seu ato criador, porque existe o mal no mundo? Qual é a causa do mal no mundo? Questão paradoxal, o mal continua a ser objeto de assombro, terror e dúvida. O objetivo do curso é verificar como o Mal se configura em suas voltas, desvios e reviravoltas na História da Filosofia. O seminário retomará cinco momentos marcantes do pensamento sobre o mal:

1.   Santo Agostinho: o mal físico, metafísico e moral.

2.   Blaise Pascal: qual é a origem de todos os males?

3.   O mal na História da Filosofia: o terremoto de Lisboa.

4.   Marques de Sade: um deus perverso.

5.   Auschwitz: o homem é mau.

Sobre o palestrante

ANDREI VENTURINI MARTINS é doutor em Filosofia (PUC-SP), professor no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e membro da Associação Brasileira de Filosofia da Religião. É autor das seguintes obras: A Verdade é Insuportável (Ed. Garimpo, 2015); comentário e tradução da obra Discurso da Reforma do Homem Interior de Jansenius (Ed. Filocalia, 2016); Do Reino Nefasto do Amor Próprio (Ed. Filocalia, prelo); O que é o Homem? (Ed. Filocalia, prelo). Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Realização

Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Lapsi)

Profa. Dra. Sandra Patrício; Doutorando Paulo Rodrigo Unzer Falcade.

Importante

Não é necessário fazer inscrição prévia. Certificados de participação serão emitidos.

Auditório Aurora Furtado (Bloco B - Sala 20)