II Seminário de Estética Social: Imagem e Comunidade | 21 e 22/9/2017 – CHAMADA DE TRABALHOS: até 6/8/2017 Imprimir E-mail

Envio de resumos: até 06/08/2017
Site:https://grupoesteticasocial.wordpress.com

Interessando em conhecer
a arte no social
ou a arte do social?
Venha compartilhar seu trabalho!

Quando:
Dias 21 e 22 de setembro de 2017
Quinta-feira e sexta-feira, das 8h às 17h

Onde:
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, IP/USP
Auditório Carolina Bori, Av. Prof. Mello Moraes, 1721, bloco G, térreo.

Quanto:
Evento gratuito (vagas limitadas 200 pessoas)

Apresentação:

Em sua segunda edição, o foco do Seminário de Estética Social será os desafios das imagens na pesquisa, particularmente no conhecimento de comunidades. No campo da psicologia social, é crescente o número de referências a imagens, seja de modo específico acerca dos métodos visuais, seja de modo amplo sobre o lugar das imagens em nossa vida social, o imaginário e a imaginação. Ao mesmo tempo, as diversas proposições em torno de comunidades suscitam muitas indagações. Comunidade é uma união entre pessoas baseada em vínculos sociais e psíquicos, cujos significados podem ser compreendidos através das imagens, das artes e da experiência estética.

|

Os objetivos deste encontro são:

1.      Refletir sobre as relações da psicologia com os estudos dedicados às imagens, particularmente na atuação em comunidades.

2.      Discutir como o conhecimento sensível aplica-se à vida comunitária, em uma forma de pesquisa compartilhada.

3.      Compreender o conceito de experiência estética através das imagens, de modo unificado pelo corpo, em suas múltiplas categorias de significados.

Chamada de trabalhos:

Os interessados em compartilhar pesquisas e experiências estão convidados a inscrever seus trabalhos através de resumos, conforme modelo abaixo e enviá-los até o dia 06/08/2017. Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento e os candidatos serão informados dos resultados até 20/08/2017.

||

As propostas devem ser enviadas para o e-mail:

|
Orientação quanto ao formato de resumos

a) O resumo deve conter entre 2000 e 3000 caracteres (com espaço, exceto título e palavras-chave) e ser apresentado em parágrafo único.

b) Deverão ser apresentadas de 3 a 5 palavras-chave.

c) O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações e referências.

d) O resumo pode apresentar os seguintes elementos: Tema, Problema de Pesquisa e Hipóteses, Objetivos, Metodologia e Resultados Parciais ou Finais da Pesquisa. Esses elementos podem servir de orientação para a elaboração do resumo, mas são apenas recomendações.

||

Critérios de avaliação dos resumos

a) Fundamentação e relevância do estudo;
b) Qualidade gramatical do texto;
c) Objetividade;
d) Adequação do método aos objetivos propostos;
e) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão;
f) Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.

||

Obs.: Os resumos deverão ser enviados em arquivo de texto (formato docx ou PDF) para o e-mail do evento, destinado ao recebimento de trabalhos. Uma vez aprovado, seu resumo será publicado nos Anais do Seminário.

|

Os Seminários de Estética Social (SES)

Os Seminários de Estética Social surgiram como espaço de diálogo entre os interessados em entender o lugar das artes na vida social. Reconhecemos as múltiplas repercussões das artes em nossa sociedade, bem como atentamos para os artistas cuja proposição atinge grupos sociais específicos, por fim, consideramos as intervenções que revelam as qualidades estéticas do fenômeno social.

|

Nossos diálogos buscam estabelecer uma ponte entre as práticas sociais e o debate acadêmico. A organização contempla pontos de vista e abordagens teóricas diferentes. O centro temático é a noção de “estética social”, fomentada pelo filósofo Arnold Berleant, por meio da qual o conceito de estética vai além das categorias artísticas, referindo o conhecimento sensível resultante da reflexão sobre a prática social.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Arley Andriolo
Cecília Valentim
Cérise Alvarenga