Disciplina de Pós-Graduação e seminário internacional: A experiência religiosa entre a psicologia e a fenomenologia |4 e 5/9/2017, 9h-12h Imprimir E-mail

.

PSC 5962 Tema: A antropologia dual em relação com a psicologia e com a experiência religiosa

Angela Ales Bello – Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália;
Aparecida Turolo Garcia – Centro Italiano de Pesquisas Fenomenológicas, Itália; e
Andrés Antúnez – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo - USP

Local: Auditório Carolina Bori – Bloco G – Instituto de Psicologia – USP

Inscrições: https://goo.gl/forms/T1LYJ73KpSzbitmO2

.

O ser humano concreto nunca é neutro, mas é singular e distinto inclusive em relação à sua pertença à espécie feminina ou masculina, que representam os necessários pontos de referência da identidade pessoal. Pode-se admitir que existem concretizações de gênero diferentes na singularidade humana, mas os dois pontos de referência fundamentais e prevalentes são o masculino e o feminino, como demonstra a própria possibilidade de gerar uma nova pessoa. O curso abordará a teoria de gender  contemporânea, que será avaliada com base na antropologia dual de Edith Stein. A análise antropológica dual, como é proposta pela fenomenóloga alemã, abrange todos os aspectos do humano: o seu corpo, a sua psique e o seu espírito. Por isso, não pode prescindir das contribuições da psicologia e da teologia e ao mesmo tempo, deve fornecer a estas disciplinas uma base teórica. A psicologia, de um lado, enquanto ciência, necessita de uma impostação teórica de referência, mas interessando-se pontualmente por cada singularidade, deve levar em conta as suas orientações de gênero. A religião, por outro lado, que nasce, em primeiro lugar, do ser humano singular e posteriormente se torna um fato coletivo, oferece regras de conduta nas relações intersubjetivas; isto acontece em todas as religiões. Por esta razão, a religião enfrenta direta ou indiretamente a questão do gênero; mais ainda, justifica a própria dualidade presente no ser humano.

Referências bibliográficas:

Ales Bello, A. (2017). Tutta colpa di Eva. Antropologia e religione dal femminismo alla gender theory, Castelvecchi, Roma 2017.

Ales Bello, A. (2016). Il senso dell’umano. Fenomenologia, Psicologia e Psicopatologia, Castelvecchi, Roma 2016.

Giovanni Paolo II, Lettera Pastorale Mulieris dignitatemhttp://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/it/apost_letters/1988/documents/hf_jp-ii_apl_19880815_mulieris-dignitatem.html

Stein, E. (1999). A mulher: sua missão segundo a natureza e a graça. EDUSC, Bauru.

Organização:

Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica – IPUSP e Núcleo de pesquisa e laboratório Prosopon – IPUSP; em parceria com o II Seminário de Fenomenologia & Psicologia fenomenológica e II Congresso Internacional Pessoa e Comunidade – Universidade Federal de Roraima, UFRR.