EDITORIAL - V5N1 Imprimir E-mail
Publicações - Revista Transformações

EDITORIAL

Não foi fácil... Quase cinco anos separam a chamada de artigos para a 6ª edição da Revista TransFormações em Psicologia da finalização da própria publicação. Faz-se necessário justificar tal ausência no intuito também de expor as dificuldades que encontramos para o fim comprovar que, apesar do longo e tortuoso caminho, trata-se de uma vitória.

Durante boa parte deste período, a revista funcionou com uma grande rotatividade da Comissão Executiva que, a cada novo grupo, precisava aprender e apreender o processo de trabalho da revista em todas as suas particularidades. Além disso, o próprio Corpo Editorial estava em fase de ajuste na nova função, tendo que se organizar dentro do que já fora feito e do que estava por vir. Desta forma, foi um longo percurso de construção do trabalho e do seu próprio construir.

Por outro lado, desde o princípio, a TransFormações firmou-se como uma revista exclusivamente estudantil. Pudemos, ao longo do tempo, contar com algum apoio institucional. Contudo, a falta de repasse de verbas faz com que o todo o trabalho editorial de revisão seja feito pelos próprios alunos que, claro, se dedicam também a todas as suas outras atividades. Assim, a disponibilidade para a Revista não é, nem de longe, a ideal, embora seja sem dúvidas a maior possível. O fato de ser uma atividade extracurricular que impõe este grande volume de tarefas é um impasse para muitos interessados em começar ou continuar o projeto, e a rotatividade foi um obstáculo, como já dito.

Nisto, gostaríamos de ressaltar a inegável ajuda dada pela Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia, especialmente nas figuras da Angélica Padovani, Imaculada Conceição Sampaio e Teresa Cristina de O. Peres. Sem este apoio e abertura para nossas necessidades, talvez não tivéssemos conseguido.

Mais uma vez, o caminho foi longo e tortuoso. Apesar de todas as dificuldades, contudo, continuamos seguindo em frente, insistindo em nosso objetivo. Finalmente, agora, entregamos mais uma edição, esta edição; uma vitória, fruto de trabalho árduo e dedicado de alunos de graduação e pós-graduação e da crença destes mesmos alunos num projeto TransFormador de Revista Científica Estudantil.

Comissão Executiva da Revista TransFormações