Luto no IPUSP Imprimir E-mail
Notícias - Notícias

O Instituto de Psicologia lamenta profundamente a morte da Professora Emérita Ecléa Bosi, docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, no dia 9/7/2017 e declara Luto Oficial por três dias.

.
Ecléa Bosi traçou toda sua trajetória acadêmica no Instituto de Psicologia da USP: graduou-se em 1966, obteve título de mestre em Psicologia Social em 1970 e de doutora em 1971. A livre-docência deu-se em 1982 e, posteriormente, tornou-se professora titularEm 2008, recebeu o título de Professora Emérita em reconhecimento por sua obra e suas realizações na área de Psicologia Social.

.

Os trabalhos de Ecléa Bosi são referência para outras áreas das ciências humanas. Possuem a capacidade de entrelaçar arte e ciência. São reconhecidos não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos e na Europa e se destacam pelo interesse na memória oral. Em suas pesquisas, investigou as relações entre psicologia, memória e cultura. É autora dos livros Memória e Sociedade, Cultura de Massa e Cultura Popular, Leituras de Operárias, Velhos Amigos, O Tempo Vivo da Memória e a Antologia Simone Weil. Em 2009, recebeu o Prêmio  Ars Latina pelo conjunto da obra.

.
Com base em seus trabalhos sobre a memória dos idosos, nasceu o Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, projeto que coordenou desde 1993 e é ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Esse programa é amplamente reconhecido pela sua importância como espaço de participação social e de ressignificação da vida.

.

Ecléa Bosi"A meus olhos, não há grandeza senão na doçura" (S. Weil)

.
..............."Quem tenha sido aluno de Ecléa ou tenha lido o que escreveu haverá
...............de me entender: as aulas e os textos não distribuem fatos e ideias,
...............mas movem fatos e ideias. Os fatos assumem a figura de fatos vivos:
...............acontecimentos. As ideias assumem a figura de ideias vivas: pensamentos.
...............Uma autora: colhe fatos e ideias como quem os vai semeando outra vez."
...............(
José Moura Gonçalves Filho)