IP recepciona intercambistas | 7/8/2017 Imprimir E-mail
Notícias - Notícias

Encontro realizado no dia 3 de agosto reuniu representantes do IPUSP para apresentar a universidade aos intercambistas

.

alt

.

Com o início do semestre letivo, o Instituto de Psicologia da USP não deu apenas boas-vindas aos alunos regulares do IPUSP, os intercambistas também foram bem recepcionados.

 

Como atividade oficial, a funcionária Dalva Paes e os professores Marilene Proença, Daniel Kupermann e Márcia Bertolla realizaram um encontro para apresentar a unidade aos intercambistas.

.

alt

 

A diretora do IPUSP, Marilene Proença, deu início à reunião relatando que a Comissão de Cooperação Internacional do IPUSP (CCInt-IPUSP) tem ampliado anualmente a participação dos estudantes estrangeiros que vêm ao Instituto de Psicologia para realizar o intercâmbio de seis meses. Essa política da universidade tem se expandido a cada ano, de maneira que a criação de uma estrutura específica para acolher os estudantes tem sido aprimorada. O projeto USP iFriends e, no caso do IP, o Amigo PSICOUSP são provas dessa iniciativa da CCInt..

Marilene também falou que, apesar da juventude da profissão de psicólogo no país - que em agosto completará 55 anos de existência -, o Brasil é um dos países que mais bem representam o cargo, porque, em solo nacional, existem mais de 300 mil psicólogos cadastrados oficialmente nos conselhos profissionais. De acordo com a diretora, as áreas de atuação da Psicologia brasileira se desdobram principalmente entre as políticas públicas, ciências e práticas profissionais, e os alunos estrangeiros podem aproveitar a oportunidade para conhecer melhor o exercício da profissão no Brasil. .

O programa Amigo PSICOUSP foi desenvolvido para auxiliar os alunos estrangeiros no enfrentamento das dificuldades relacionadas à mobilidade na cidade de São Paulo e à regularização de sua situação no país. Além disso, o contato dos intercambistas com alunos regulares visa a ajudá-los na compreensão das atividades que envolvem a vida acadêmica na USP e no conhecimento da estrutura da universidade e dos serviços oferecidos.

.

 

alt

 

A professora Márcia Bertolla, representante da Comissão de Graduação, que é o órgão responsável pelas atividades acadêmicas e pela permanência dos intercambistas na USP, apresentou aos alunos estrangeiros o calendário acadêmico feito, em conjunto com a CCInt, especificamente para atender às suas demandas, tornando a estadia desses alunos mais confortável e proveitosa. O objetivo desse sistema foi propiciar a possibilidade de que os estudantes conheçam as disciplinas antes de formalizarem a matrícula, retificarem as disciplinas que desejarem e excluírem as matérias que desistirem de cursar.

 

alt

 

O presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) do IPUSP, Daniel Kupermann, explicou que a Comissão, criada em 2009, é responsável pelos convênios internacionais, pelos intercambistas brasileiros que vão ao exterior e pelos intercambistas recepcionados pelo IPUSP, e deu ênfase à importância dos serviços prestados por Dalva Paes, assessora e representante da CCInt do IPUSP. Dalva apresentou alguns aspectos relevantes do Brasil e da USP, para familiarizar os alunos com informações necessárias para o bem-estar dos intercambistas durante sua estadia.

 

alt

 

No início de todo semestre, a CCInt do IP organiza um encontro para recepcionar os alunos de fora, e constantemente o órgão presta assistência aos alunos estrangeiros para garantir a adaptação à faculdade e ao contexto brasileiro.

 

Neste semestre, o Instituto de Psicologia recebeu 14 intercambistas. Atualmente, estão em vigência 50 acordos de cooperação com universidades internacionais. Ao todo, o IPUSP já recebeu 133 estudantes estrangeiros. O propósito deste tipo de ação é favorecer a internacionalização da USP.

 

Texto e fotos por Anátale Garcia

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.