IP recepciona intercambistas | 7/8/2017 Imprimir E-mail
Notícias - Notícias

Encontro realizado no dia 3 de agosto reuniu representantes do IPUSP para apresentar a universidade aos intercambistas

.

Com o início do semestre letivo, o Instituto de Psicologia da USP não deu apenas boas-vindas aos alunos regulares do IPUSP, os intercambistas também foram bem recepcionados.

Como atividade oficial, a funcionária Dalva Paes e os professores Marilene Proença, Daniel Kupermann e Márcia Bertolla realizaram um encontro para apresentar a unidade aos intercambistas.

alt

A diretora do IPUSP, Marilene Proença, deu início à reunião relatando que a Comissão de Cooperação Internacional do IPUSP (CCInt-IPUSP) tem ampliado anualmente a participação dos estudantes estrangeiros que vêm ao Instituto de Psicologia para realizar o intercâmbio de seis meses. Essa política da universidade tem se expandido a cada ano, de maneira que a criação de uma estrutura específica para acolher os estudantes tem sido aprimorada. O projeto USP iFriends e, no caso do IP, o Amigo PSICOUSP são provas dessa iniciativa da CCInt..

Marilene também falou que, apesar da juventude da profissão de psicólogo no país - que em agosto completará 55 anos de existência -, o Brasil é um dos países que mais bem representam o cargo, porque, em solo nacional, existem mais de 300 mil psicólogos cadastrados oficialmente nos conselhos profissionais. De acordo com a diretora, as áreas de atuação da Psicologia brasileira se desdobram principalmente entre as políticas públicas, ciências e práticas profissionais, e os alunos estrangeiros podem aproveitar a oportunidade para conhecer melhor o exercício da profissão no Brasil. .

O programa Amigo PSICOUSP foi desenvolvido para auxiliar os alunos estrangeiros no enfrentamento das dificuldades relacionadas à mobilidade na cidade de São Paulo e à regularização de sua situação no país. Além disso, o contato dos intercambistas com alunos regulares visa a ajudá-los na compreensão das atividades que envolvem a vida acadêmica na USP e no conhecimento da estrutura da universidade e dos serviços oferecidos.

alt

A professora Márcia Bertolla, representante da Comissão de Graduação, que é o órgão responsável pelas atividades acadêmicas e pela permanência dos intercambistas na USP, apresentou aos alunos estrangeiros o calendário acadêmico feito, em conjunto com a CCInt, especificamente para atender às suas demandas, tornando a estadia desses alunos mais confortável e proveitosa. O objetivo desse sistema foi propiciar a possibilidade de que os estudantes conheçam as disciplinas antes de formalizarem a matrícula, retificarem as disciplinas que desejarem e excluírem as matérias que desistirem de cursar.

alt

O presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) do IPUSP, Daniel Kupermann, explicou que a Comissão, criada em 2009, é responsável pelos convênios internacionais, pelos intercambistas brasileiros que vão ao exterior e pelos intercambistas recepcionados pelo IPUSP, e deu ênfase à importância dos serviços prestados por Dalva Paes, assessora e representante da CCInt do IPUSP. Dalva apresentou alguns aspectos relevantes do Brasil e da USP, para familiarizar os alunos com informações necessárias para o bem-estar dos intercambistas durante sua estadia.

alt

No início de todo semestre, a CCInt do IP organiza um encontro para recepcionar os alunos de fora, e constantemente o órgão presta assistência aos alunos estrangeiros para garantir a adaptação à faculdade e ao contexto brasileiro.

Neste semestre, o Instituto de Psicologia recebeu 14 intercambistas. Atualmente, estão em vigência 50 acordos de cooperação com universidades internacionais. Ao todo, o IPUSP já recebeu 133 estudantes estrangeiros. O propósito deste tipo de ação é favorecer a internacionalização da USP.

Texto e fotos por Anátale Garcia