Chamada de trabalhos para o I Colóquio Psicanálise, gênero e feminismos: perspectivas | Envio até 31/8/2017 Imprimir E-mail

.
coloquio Usp Unesp e ParisConvidamos todas e todos para o envio de trabalhos para nosso colóquio até o dia 31/8/2017
Temas, normas e demais informações em: http://generoepsicanalise.wordpress.com/

Sobre o evento:

I Colóquio Psicanálise, gênero e feminismos: perspectivas

25, 26 e 27/8/2017 no IPUSP - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Temas, normas e demais informações em: http://generoepsicanalise.wordpress.com

.

O Colóquio Psicanálise, gênero e feminismos: perspectivas é fruto da consolidação de uma parceria entre o Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP), o Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho e a École Doctorale Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie da Université Paris 7 – Paris Diderot, tendo apoio da FAPESP, da AUCANI e do Instituto de Psicologia da USP.

.

Se desde Freud a psicanálise se interroga sobre os processos constitutivos que levam o sujeito a se sexualizar, é cada vez mais claro que ela não é a única a fazê-lo. O que pode a psicanálise escutar das teorias de gênero, estudos queer e demais saberes contemporâneos? Seriam estes os porta vozes de simples afirmações imaginárias da diferença sexual, ou estaria em jogo uma crítica mais radical aos pilares epistemológicos da psicanálise? Esse colóquio propõe-se a discutir um pouco mais de perto às coordenadas que pautam essa não-relação que insiste em se travar entre psicanálise, feminismos e estudos de gênero.

Comissão Organizadora

Profa. Dra. Beatriz Santos