IPUSP na Semana USP de Ciência e Tecnologia | De 23 a 28/10/2017 Imprimir E-mail
Notícias - Eventos

Semana de ciência e tecnologia

 
    Semana USP de Ciência e Tecnologia apresenta gratuitamente
   à população atividades educativas e novidades na produção
   científica e tecnológica, além de atrações culturais


    Quando
: De 23 a 28 de outubro | segunda a sábado

    Onde:
  IPUSP / Centro Universitário Maria Antonia / Parque CienTec / Campus Butantã / Campi do Interior
                (Os endereços podem ser consultados nos respectivos sites.)

    Programação (em breve mais informações*): www.usp.br/semanact

    *Incluindo atividades oferecidas pelo IPUSP!

    O evento, coordenado pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e
    de Pesquisa da USP, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

.

Curiosidades científicas, inovações tecnológicas, oficinas e atividades interativas gratuitas integram a II Semana USP de Ciência e Tecnologia

.

Do origami à realidade virtual, evento abre as portas da Universidade oferecendo dezenas de atividades gratuitas com o tema A matemática está em tudo

.

Entre os dias 23 e 28 de outubro, a Universidade de São Paulo realiza a segunda edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia, com o tema “A Matemática está em tudo”, em referência a celebração do biênio da matemática (2017/2018). A intenção é aproximar a ciência e tecnologia da população e a programação oferece quase 90 atividades gratuitas na capital, em Santos e nos campi da USP no interior do Estado.

A Semana terá um espaço especial montado no Centro Universitário Maria Antônia da USP (CEUMA), na região central de São Paulo, concentrando uma seleção de atividades variadas em um único local, facilitando a visitação do público. Além do CEUMA, várias unidades do campus Butantã e dos campi do interior (Bauru, Lorena Ribeirão Preto e São Carlos), a USP Leste, o Parque CienTec e Engenho dos Erasmos em Santos também oferecem atividades e a maioria possui relação com o tema.

A Semana USP de Ciência e Tecnologia proporciona gratuitamente ao público um espaço interativo de divulgação da produção científica e tecnológica desenvolvida pela USP, oferecendo também uma oportunidade de contato da população com pesquisadores e professores ou até mesmo de conhecer laboratórios, simuladores e espaços de pesquisas.

Com foco na matemática, o evento demonstra a ciência dos números presente em diversas situações e, com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, pretende estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerarem benefício da sociedade.

O evento é uma ação coordenada pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da USP, e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Para a professora Karin Marins, assessora da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, “O evento é uma oportunidade de mostrar, com criatividade e interação com o público, um pouco do que Universidade de São Paulo faz. Nesta programação, a USP mobiliza seus professores, alunos e funcionários para mostrar e discutir ciência e tecnologia com a sociedade, aproximando saberes e práticas do cotidiano das pessoas.” relata.

Já o professor Antonio Mauro Saraiva, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa, destaca o caráter público do evento: “A USP é uma universidade pública e gratuita, mantida com recursos da população, e esta é mais uma forma de retribuir esse esforço, abrindo as portas para receber o público e apresentando o trabalho de seus professores, pesquisadores, alunos e funcionários”.

Confira algumas atividades da programação:

A Caverna Digital da USP é um laboratório que apresenta duas instalações de realidade virtual: uma relacionada à arqueologia digital e outra à manutenção de redes elétricas. Capaz de enganar os sentidos do usuário a partir de um sistema computacional essa tecnologia permite às pessoas uma imersão, com ou sem interação, em um ambiente simulado com efeitos visuais, sonoros e até mesmo táteis.

Em Matemática e Arte o público poderá participar ativamente de ações que recriam de forma interativa réplicas de obras do período renascentista, de representações do corpo humano e também da construção de logomarcas por técnicas que estimulam a compreensão de elementos matemáticos, e, neste caso, da proporção áurea. Também chamada de divina proporção é muito utilizada nas artes e encontrada no corpo humano e em outros exemplos que envolvem ordem de crescimento na natureza.

Hardware Livre USP irá apresentar seus projetos envolvendo placas como Arduino, Raspberry Pi e Intel Galileo, além de soluções utilizando impressora 3D, Internet das Coisas e interfaces musicais. Os participantes poderão interagir com os projetos que vão desde protótipos de soluções científicas a video games. Dentre os projetos destacamos uma potente mini centrífuga, um cluster de hardware livre, o brinquedo Genius e um teclado feito a partir de drivers de disquetes.

Para tornar a matemática mais atrativa, a Exposição da Matemateca traz jogos, desafios e objetos interativos, construídos por artesãos, que procuram tornar concretos alguns conceitos abstratos.

Física com Sombras faz uma demonstração lúdica e apresenta, a partir da peça Aventuras de Sófia: Do Átomo à Nanotecnologia, a evolução e os conceitos da Física com técnicas combinadas de teatro de sombras e fenômenos ondulatórios. Na trama a personagem percorre a evolução dos modelos atômicos até os primórdios da nanotecnologia.

A oficina (Des)dobrando a Matemática em flores, em bichos… traz atividades e exercícios para que os participantes observem os números presentes na natureza. De forma lúdica, biologia, matemática e arte são integradas. Desenhos, origami, resolução de problemas e até mesmo a escrita de poemas com base na literatura brasileira estão entre os elementos desenvolvidos.

Na Sala dos 1001 problemas, baseada no livro o Homem que Calculava, de Malba Tahan, os visitantes serão desafiados na solução de situações intrigantes.

Descobrindo a Matemática das pipas, das cores e dos códigos traz palestras, oficinas e curiosidades sobre a temática; a oficina Matemática, Luz, Música e Hardware Livre abordará o uso do Arduino (hardware livre) para produzir luz e som através de programas de computador; além de temas que relacionam a matemática com a saúde para a execução do ofício.

Para conferir a programação completa e mais informações, os interessados podem visitar o site:http://usp.br/semanact/2017/.

Serviço

II Semana USP de Ciência e Tecnologia

Quando | De 23 a 28 de outubro | segunda a sábado

Onde | Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA), diversas unidades do campus Butantã, e dos campi do interior (Bauru, Lorena Ribeirão Preto e São Carlos), USP Leste, Parque CienTec e Engenho dos Erasmos em Santos

.

No IPUSP: Anfiteatro Aurora – Bloco B

Programação |http://usp.br/semanact/2017/

Endereços

Os endereços podem ser consultados no site.

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.