IPUSP recebe visita de professora da University of New York, especialista em alfabetização Imprimir E-mail
Notícias - Notícias

No último dia 22 de agosto de 2017 a Profa Dra. Linnea Ehri, Distinguished Professor do Graduate Center da City University of New York esteve no IP-USP acompanhada da Profa. Dra. Maria Regina Maluf e do Pós-doutorando Prof. Dr. Renan de Almeida Sargiani para uma visita as dependências do IP-USP e um encontro com a diretora do IP-USP, Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza. 

2017 08 22 PHOTO 00002421

Linnea Ehri é mundialmente reconhecida por seus mais de 40 anos de pesquisas e de ensino sobre alfabetização. A sua Teoria de Fases do Desenvolvimento da Leitura e da Escrita em sistemas alfabéticos tem sido testada em diversos países e servido de base para a formulação de currículos baseados em evidências científicas que são utilizados também em diferentes países. Segundo sua teoria, as crianças passam por 4 fases quando estão começando a aprender a ler e escrever: fase pré-alfabética, fase alfabética parcial, fase alfabética completa e fase alfabética consolidada. O nome das fases reflete o tipo de conhecimento sobre as relações entre letras e sons que as crianças possuem e o uso que elas fazem desse conhecimento para ler e escrever palavras. Inicialmente as crianças não conhecem letras e sons e por isso leem palavras por adivinhação ou por se lembrarem de cores e formas como o logo do McDonalds ou outras marcas famosas, o que caracteriza a fase pré-alfabética. Quando aprendem algumas letras e seus sons correspondentes passam a usar essas letras para representar os sons que detectam na pronúncia das palavras, o que gera escritas incompletas, característica da fase alfabética parcial. Após aprenderem todas as letras e seus sons correspondentes as crianças passam decodificar palavras e escrever todos os sons que identificam com uma letra apropriada, ainda que não ortograficamente.

Por fim as crianças passam para a fase alfabética consolidada onde se beneficiam de conhecimentos de padrões ortográficos maiores como sílabas e morfemas, o que agiliza a leitura de palavras e possibilita a compreensão de frases e textos, uma vez que não tendo mais que se concentrar na decodificação de palavras é possível liberar espaço na memória de trabalho para processar as relações entre os significados das palavras lidas.

No ano 2000, Linnea Ehri coordenou um painel nacional sobre leitura (National Reading Panel) convocado pelo governo federal dos EUA, no qual se identificou as melhores práticas de ensino da leitura e da escrita, com base em uma meta-análise de todas as publicações científicas sobre o tema até então. 

No IP-USP, a Dra Linnea Ehri foi coorientadora da tese de doutorado de Renan de Almeida Sargiani juntamente com a professora aposentada do IP-USP,  Dra. Maria Regina Maluf. A tese foi defendida no ano passado (2016) e atualmente está sendo expandida com um novo estudo de pós-doutorado que Renan Sargiani está desenvolvendo no IP-USP no Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade.

A Dra Linnea Ehri visitou o acervo museológico da Psicologia da Biblioteca do IP-USP onde ficou encantada com uma biblioteca inteira toda dedicada a Psicologia. No encontro com a diretora do IP-USP, a Profa Marilene Proença apresentou o IP-USP e presentou a Dra. Ehri com um livro sobre a Universidade de São Paulo.

Por Renan Sargiani

 


Instituto de Psicologia da USP

Av. Prof. Mello Moraes 1721
CEP 05508-030
Cidade Universitária - São Paulo - SP

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.