Cães de voluntários podem contribuir com estudo da USP sobre emoções | 1/9/2017 Imprimir E-mail
Notícias - Notícias

Pesquisa é do Instituto de Psicologia; os testes duram uma hora e é preciso comparecer em apenas um dia

[Clique na imagem do IP]

Paltesquisadoras do Laboratório de Cães do IPUSP (Instituto de Psicologia da USP) estão realizando um estudo para avaliar se cães domésticos conseguem utilizar pistas emocionais para resolver problemas.

A equipe está recrutando cachorros com idade entre 1 ano e meio e 9 anos, de qualquer sexo e raça (ou sem raça definida), que fiquem confortáveis com pessoas e em ambientes novos e que não apresentem problemas de saúde auditivos, visuais ou crônicos. Os cães também precisam gostar de petiscos.

A coleta de dados ocorrerá no IP, em São Paulo, na Av. Prof. Mello Moraes, 1.721, Cidade Universitária, Butantã. Cada cão deverá ser levado para a USP um único dia, para uma sessão de uma hora.

As pessoas participarão dos testes acompanhando seus cães e respondendo a dois questionários: um sobre o temperamento do animal e outro sobre apego.

O grupo de pesquisa é coordenado pela professora Briseida Dôgo de Resende e a pesquisa executada pela doutoranda Natalia de Souza Albuquerque, ambas do Instituto de Psicologia da USP.

Os interessados devem fazer agendamento prévio pela página do laboratório no Facebook (@CaesLab) ou e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Jornal da USP