IV Seminário sobre Políticas públicas e prática docente em países da latino-américa: Brasil, Cuba e México: concepções de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos da Escolarização | 25 e 26/9/2017 Imprimir E-mail

IV Seminário sobre Políticas públicas e prática docente em países da latino-américa: Brasil, Cuba e México: concepções de aprendizagem e de desenvolvimento nos primeiros anos da ESCOLARIZAÇÃO

.

O LIEPPE – Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo junto ao Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina – PROLAM USP convidam Psicólogos, Educadores, Graduandos e Pós-graduandos nas áreas de Psicologia, Educação, Políticas Públicas, Relações Internacionais, Economia, História e áreas afins, para participarem do IV SEMINÁRIO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA DOCENTE EM PAÍSES DA LATINOAMÉRICA: BRASIL, CUBA E MÉXICO: CONCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM E DEDESENVOLVIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO.

.

O Seminário acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro de 2017, no Auditório da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal da Bahia.

TEMA DO SEMINÁRIO

Contextos Educacionais em Países da América Latina: Brasil, Cuba, México.

.

Dia 25 de setembro (segunda-feira)

9h às 9h30

Abertura e apresentação da Pesquisa POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA DOCENTE EM PAÍSES DA LATINO-AMÉRICA -BRASIL, CUBA E MÉXICO: CONCEPÇÕES DE PRENDIZAGEM E DE DESENVOLVIMENTO NOS PRIMEIROS ANOS DA ESCOLARIZAÇÃO

Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza

9h30 às 12h30

Contexto histórico, político-econômico e cultural das Políticas educacionais em países da América Latina.

.

O contexto das políticas educacionais para as séries iniciais em Cuba

Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón

Cátedra Vigotsky e Universidad de La Habana, Cuba

Profa. Dra. Gloria Anísia Fariñas.

Universidad de La Habana, Cuba e Universidad de La Salle México

Profa. Rina Pedrol Troiteiro

Comité de Bioética Universidad de La Habana e Cátedra L.S. Vygotsky de Cuba

.

O contexto das políticas educacionais para as séries iniciais no México

Profa. Dra. Ruth Mercado Maldonado

11h
O contexto das políticas educacionais para as séries iniciais no Brasil

Profa. Dra. Alayde Maria Pinto Digiovanni

Universidade Estadual do Centro-Oeste, Paraná

.

Debate (45 minutos de debate)

14h - 17h

14h Políticas Públicas e prática docente no Município de São Paulo: Programa "Todos pela Educação" (2006-2012) e (2013-2016).

.

15h Aprendizagem e Desenvolvimento como política Pública: o caso do Conselho Municipal de Educação de São Paulo.

Profa. Dra. Marilene Proença Rebello de Souza e Profa. Dra. Márcia Regina Cordeiro Bavaresco.

Universidade de São Paulo

16h

Políticas públicas para os anos iniciais e prática docente no município de Florianópolis.

Profa. Dra. Luciane Schilindwein e Mestranda Maria Luiza de Souza e Souza

Universidade Federal de Santa Catarina.

.

Dia 26 de setembro (terça-feira)

9h

Análise preliminar da Política Pública e Prática Docente no México

Profa. Dra. Ruth Mercado Maldonado

Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional de México – CINVESTAV

10h

A Prática docente na única escola contemplada com o Programa Um Computador por Aluno – PROUCA

Profa. Dra. Tânia Suely Azevedo Brasileiro

Universidade Federal do Oeste do Pará

11h

Políticas Públicas e Prática Docente e os Núcleos de Significação como Método de Análise de dados: Os Cadernos do Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

Prof. Dra. Fabíola Mônica da Silva Gonçalves

Universidade Estadual da Paraíba

Prof. Dra. Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

Universidade Federal de Pernambuco

.

Encontro Grupos de Pesquisa:

Grupo Políticas públicas em Educação em Países da América Latina Coordenadora Profa. Dra. Marilene Proença (IP/USP) e Grupo Atividade Docente e Subjetividade Coordenadora Profa. Dra.Wanda Maria Junqueira Aguiar – (PUC-São Paulo)

..

CONVIDADOS

Ruth Mercado Maldonado

Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional de México - CINVESTAV.

Guillermo Arias Beatón

Universidad de La Habana e CátedraL.S. Vygotsky de Cuba