Morre o Prof. Dr. Arno Engelmann Imprimir E-mail
Notícias - Notícias

.

3a17f1Com pesar, informamos o falecimento  do Prof. Dr. Arno Engelmann, docente aposentado do Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da USP. Solidarizamo-nos com familiares e amigos pela perda.

.

Segue aqui a trajetória acadêmica que se deu em grande parte na Universidade de São Paulo:

.

"Arno Engelmann iniciou sua graduação na Faculdade de Fiolosia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, defendeu seu mestrado em 1969, doutorado em 1972, livre-docência em 1991 e em 1993 obteve o título de professor titular.

.

Ministrou cursos para a graduação em Psicologia Geral, Psicologia Experimental, Psicologia da Percepção e Problemas Teóricos de Psicologia. Também ofereceu cursos para a pós-graduação em Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento: Psicologia da Afetividade, da Linguagem, dos Movimentos Expressivos: Percepção e Comportamento, da Investigação de Estados Subjetivos e como parte da Filosofia e das ciências. Organizou os Laboratórios de Psicofísica e o de Emoção. Orientou alunos de graduação, mestrado, doutorado e de pós-doutoramento e participou de bancas de exames e concursos.

.

Publicou cinco livros: Os Estados Subjetivos, 544 pp., em 1972, pela editora Ática, e quatro outros como co-autor; foi organizador e autor do livro Wolfgang Köhler, de 1978, do texto Palavras que indicam conhecimento do próprio animal, em livro de Guedes e Campos, de 1999, Introdução, no livro de Antunes (2004) e The percept echelons consciousness proposal do livro de Boudewijnse, de 2006. Como autor único, publicou dezenas de artigos, alguns em inglês. Publicou ainda trabalhos resumidos, como autor único e como co-autor. Também tem contribuições aos meios de divulgação não científicos."

.

IP Comunica, com informações da Scielo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932009000300017