Cadernos Imaginário Imprimir E-mail
Institucional - IPUSP

CADERNOS IMAGINÁRIO

ARTIGOS:

Para que Comissão da Verdade?
Luis Eduardo Franção Jardim

Clínica e Política (mais uma vez): Algumas breves reflexões sobre o terrorismo de Estado e a impunidade
Miguel Scapussio

Violencia Política y Reconstrucción de la Memoria Colectiva en el Perú:Una descripción sobre la Comisión de la Verdad y Reconciliación (CVR)
Agustín Espinosa, Rosa María Cueto, Jan Marc Rottenbacher,Pontificia Universidad Católica del Perú - Grupo de Psicología Política (GPP-PUCP)

Dictaduras nunca más, um proyecto de difusión del informa de la Comision de Verdad Y Justicia – Paraguay
Edilberto Alvarez Galeano - Universidad Nacional de Asunción

Violência de Estado: Violações dos direitos humanos dos camponeses e povos indígenas
Rita Monteiro

Memória cultural do período da ditadura civil-militar na cidade de São Paulo
Maria Luisa Sandoval Schmidt

Retrato de um início de década infeliz
Tiago Rodrigo Marin

De que produção cultural estamos  falando?
Gabriel Mardegan, Gustavo Eiras e Tomaz Volpi

Nos tempos da Imprensa Alternativa
Bernardo Kucinski

Relato de Viagem à Buenos Aires
Fernando Milton de Almeida

ARQUIVOS:

RELATÓRIO FINAL da COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE :     Volume I    Volume II   Volume III

DOSSIÊ DOS MORTOS E DESAPARECIDOS POLÍTICOS A PARTIR DE 1964
Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Instituto de Estudo da Violência do Estado - IEVE Grupo Tortura Nunca Mais - RJ e PE

OUTROS ARTIGOS:

Dançando sob a mira do DOPS: bailes soul, racismo e ditadura nos subúrbios cariocas nos anos 1970.
Lucas Pedretti,  historiador

OUTRAS REFERÊNCIAS:

Dois documentários sobre resistência de homossexuais e travestis no tempo da ditadura:

1) Lampião da Esquina, de Lívia Perez (sobre a construção e resistência do jornal ativista O LAMPIÃO), cujo acervo completo pode ser encontrado na página do Grupo Dignidade.
clique aqui para ver o trailer.

2) Divas Divinas, de Leandra Leal (sobre memórias de travestis do Rio de Janeiro, no tempo da ditadura)
clique aqui para ver o trailer.

OUTRAS PÁGINAS:

Comissão Nacional da Verdade

Mortos e desaparecidos políticos no Brasil

Comissão da Verdade do Estado de São Paulo - Rubens Paiva

Forum Paranaense de Resgaste da Verdade, Memória e Justiça