Aplicativo promove segurança à comunidade USP Imprimir E-mail
Notícias - Notícias

Alunos, docentes e funcionários da USP já podem contar com uma nova plataforma de segurança: o Aplicativo Móvel de Segurança Campus USP

.

Com o intuito de divulgar os serviços do Aplicativo de Segurança Campus USP e explicar como funcionam os recursos de prevenção e proteção, agentes da Guarda Universitária têm realizado apresentações nas unidades da universidade. Em novembro, foi a vez do Instituto de Psicologia.

alt

Durante o evento, o chefe da Superintendência de Segurança da USP Alexandre Pereira explicou que o app viabiliza o monitoramento de todos os campi da USP e a comunicação rápida com a Guarda Universitária em caso de ocorrências: “Aliada à Guarda Universitária, há também a Polícia Comunitária, formada por policiais militares que atuam dentro dos campi”, completa.

.

Com o software instalado, o usuário poderá registrar ocorrências de segurança, atendidas com urgência. Automaticamente, as informações serão enviadas para a Central de Segurança da USP, que prontamente iniciará o atendimento via telefone - a depender da gravidade, a situação também é tratada pessoalmente.

Além disso, há um sistema de alerta para casos de emergência, ativado com um simples agitar do celular do usuário, que faz com que a Guarda Universitária seja acionada e entre em contato imediatamente.

.

O app de Segurança Campus USP está disponível para download gratuito. No momento, somente a comunidade interna pode baixá-lo, porque o fornecimento do número USP e da senha única é obrigatório para a instalação do aplicativo. De acordo com Pereira, “ainda está em desenvolvimento um sistema para a comunidade externa que frequenta o campus”.

alt

Como a plataforma utiliza a comunicação de dados pela rede móvel ou Wi-Fi, é preciso também que seja fornecido um e-mail e o número do telefone celular, para que, em caso de emergência, a Guarda Universitária possa entrar em contato com o usuário. As ocorrências de seguranças e administrativas podem ser informadas pelo envio de descrições, fotos e trechos de áudio.

Texto por Anátale Garcia e Islaine Maciel