Cartilha "Psicologia & Religião": Histórico, Subjetividade, Saúde Mental, Manejo, Ética Profissional e Direitos Humanos Imprimir E-mail
Notícias - Notícias

.

Clique na imagem para folhear a publicação

Cartilha

Arquivos de áudio

Arquivo 1 - Abertura:

Arquivo 2 - Introdução:

Arquivo 3 - Capítulo 1 – Psicologia da Religião do ponto de vista histórico

Arquivo 4 - Capítulo 2 – Religiosidade, Espiritualidade e Subjetividade

Arquivo 5 - Capítulo 3 – Saúde Mental, Religiosidade e Espiritualidade

.

Arquivo 6 - Capítulo 4 – Religiosidade, Espiritualidade, Sofrimento Psíquico e Manejo Clínico

Arquivo 7 - Capítulo 5 – Psicologia, Religião, Ética e Direitos Humanos

.

Arquivo 8 - Para Saber Mais:

.

Baixe aqui o arquivo em pdf

Do que se trata?

Um guia escrito em linguagem direta, objetiva e prática a respeito das relações entre Psicologia & Religião formulado a partir de perguntas e respostas. Tais perguntas são exemplos das perguntas recebidas pelos os membros do Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística (Instituto de Psicologia da USP). Nasce com o objetivo de contribuir para a diminuição de uma lacuna existente na formação de psicólogas(os) no que se refere à discussão de temas como religiosidade e espiritualidade e de como esses temas se relacionam com a pesquisa e a prática profissional na Psicologia. É dirigido a psicólog@s, estudantes de Psicologia, educadoras(es), profissionais de saúde, cientistas sociais e à população em geral.

Como está estruturada?

As perguntas foram organizadas, classificadas e distribuídas nos cinco grandes temas que compõem a Cartilha, a saber: (1) Psicologia da Religião do ponto de vista histórico(2) Religiosidade, Espiritualidade e Subjetividade(3) Saúde Mental, Religiosidade e Espiritualidade(4) Religiosidade, Espiritualidade, Sofrimento Psíquico e Ma­nejo Clínico; e (5) Psicologia, Religião, Ética e Direitos Humanos. A Cartilha se encerra com a seção Para Saber Mais que apresenta recomendações de leituras de livros em nosso idioma para quem tem interesse no aprofundamento dos temas nela abordados.

Como ter acesso?

A Cartilha está disponível gratuitamente em dois formatos, áudio e pdf, de modo que você poderá lê-la e/ou ouvi-la em computador ou smartphone.

Escolha o arquivo abaixo e faça o download. Você pode também ler ou ouvir o arquivo diretamente pelo Google Drive.

.

Realização: Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais (Instituto de Psicologia da USP)

Apoio: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP