Colóquio: A Psicanálise nos espaços públicos | 20 a 22/3/2018 Imprimir E-mail

Lacan, em 1953, formula: "Deve renunciar à prática da psicanálise todo analista que não conseguir alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época". A experiência da “Clínica do cuidado”, realizada em Altamira, e a modalidade de intervenção nas urgências sociais, que constitui “A psicanálise nas situações sociais críticas” realizada em diversas cidades do país, são abordagens de território assumidas por psicanalistas e que agora convidam, para um fórum de debates e para uma plenária, outros analistas que se aventuram e lançam a psicanálise nos espaços públicos das cidades.

Programação:

20/03/2018, terça-feira
17h30 às 22h
Sede do Fórum do Campo Lacaniano/SP: Av. Brasil, 2101 - São Paulo, SP

a
Apresentação do documentário: "Eu +1: Uma Jornada de Saúde Mental na Amazônia", de Eliane Brum
Debate com: Eliane Brum, Ilana Katz, Christian Dunker e Luciana Guarreschi

Dia 21/03//2018
Inscrições: https://goo.gl/forms/jWyXVrkLOYBbEjIh1
Instituto de Psicologia - USP

a

Apresentação dos eixos da discussão
Emília Broide e Ilana Katz

9h30 -11h30
A Clínica do cuidado: intervenção com a população ribeirinha do Xingu atingida por Belo Monte
Christian Dunker, psicanalista, prof. titular IP/USP, Ilana Katz, psicanalista, pesquisadora de pós doutorado no IP/USP
A psicanálise nas situações sociais críticas
Emília Broide, psicanalista, PSOPOL/USP, Jorge Broide, psicanalista, PUC/SP e comentários de Ricardo Teixeira, Departamento de Medicina Preventiva da FM/USP

.

12h30- 14h
intervalo para o almoço

Políticas de Saúde, Psicanálise e o lugar do analista
Maria Lívia Moretto, psicanalista, professora IP/USP

A clínica psicanalítica frente ao desamparo social e discursivo: direção e estratégias
Miriam Debieux Rosa, psicanalista, professora IP/USP, coordenadora do Laboratório Psicanálise e Sociedade (PSOPOL/USP) e do Grupo Veredas: imigração e psicanálise

16- 18h
Duas práticas clínicas da psicanálise no espaço público: uma experiência de psicanálise na Escola Florestan Fernandes/MST.
Maria Rita Kehl, psicanalista, escritora. Foi membro da Comissão da Verdade e Psicanalista na Escola Florestan Fernandes de 2006 a 2011

A Casa dos Cata-ventos: intervenção clínico-política com crianças e adolescentes em contexto social crítico
Sandra Djambolakdjian Torossian, psicanalista, professora do departamento de Psicanálise e Psicopatologia e do PPG em Psicanálise: clínica e cultura do IP/ UFRGS. Membro da APPOA.

22/3/2018

Quatro práticas clínicas da psicanálise no espaço público

Dinheiro Não - Contragolpe Afetivo diante do Desastre: As Clínicas Abertas de Psicanálise na Casa do Povo e na Praça Roosevelt - SP
Aldo Zaiden, Psicanalista, mestre ICS-UnB e Tales Ab’Saber, Psicanalista e Professor da UNIFESP

A formação nas margens
Rafael Alves Lima, psicanalista, doutorando - IP/USP, membro do Margens Clínicas

O trabalho em rede na clínica com imigrantes
Pedro Seincman, psicanalista, mestre pela PUC/SP e supervisor clínico do Grupo Veredas: psicanálise e imigração

A clínica como anteparo à violência nos contextos de uso de drogas
Rodrigo Alencar psicanalista, pesquisador de pós-doc na PUC - SP

Debate sobre as práticas

12h-13h30
intervalo para almoço

13h30 as 18h
Plenária
Reunir e inscrever perspectivas de discussão de práticas clínicas da psicanálise que tenham em seu horizonte a subjetividade da época. Para tal, a presença ativa dos participantes do colóquio, envolvidos direta ou indiretamente nestas e noutras experiências, é fundamental para a invenção e para a fundamentação das alternativas.