Curso: Eutonia e consciência corporal: princípios e possibilidades| 18 e 19/4/2018 | 9h-12h Imprimir E-mail

"A eutonia propõe uma busca, adaptada ao mundo ocidental, para ajudar o homem de nosso tempo a alcançar uma consciência mais profunda de sua realidade corporal e espiritual, como uma verdadeira unidade". Gerda Alexander

.

O curso tem como objetivo apresentar a Eutonia, método de educação somática, criado e desenvolvido por Gerda Alexander na Dinamarca, seu histórico e difusão, na Europa e no Brasil, e sua interação com o campo da Psicologia Clínica. Por meio da atenção às sensações corporais, a sua prática promove a ampliação da consciência corporal, propicia a flexibilidade tônica, bem como o reconhecimento de si e do outro (alteridade). Nestes tempos de intensa agitação, interna e externa, a eutonia ensina descansar e a parar antes mesmo de se cansar, como uma forma de autocuidado. A eutonia dialoga e atua em conjunto com profissionais de diferentes áreas que se preocupam com o desenvolvimento humano, como a psicologia e a pedagogia; na área da saúde, a fonoaudiologia, a fisioterapia, a ortopedia, a obstetrícia e a neurologia, entre outras. Nas artes, faz parte do trabalho de preparação de músicos, atores, bailarinos e artistas plásticos. Integra-se ao trabalho desenvolvido em escolas de primeiro, segundo e terceiros graus.

.

Prof. Dra. Berta Vishnivetz (Universidade de Kopenhage – Dinamarca)

Prof. Dr. Gilberto Safra (Instituto de Psicologia - USP)

Prof. Dra. Gabriela Bal (Instituto de Psicologia - USP/ Instituto Brasileiro de Eutonia - IBE)

.

1º dia (18/4) - Princípios da Eutonia.

Berta Vishnivetz: Histórico da Eutonia: seus princípios e aplicações.

Gabriela Bal: A Eutonia no Brasil: história e perspectivas.

Gilberto Safra: A corporeidade na situação clínica.

.

2º dia (19/4) – Possibilidades da Eutonia na atualidade.

Berta Vishnivetz: A eutonia na gestão e prevenção do estresse.

Gabriela Bal: Eutonia e meditação: uma prática ocidental para ocidentais.

Gilberto Safra: A corporeidade na pós-modernidade.

Incrições

Público alvo
O evento destina-se aos alunos de graduação e pós-graduação do IPUSP e a todos os demais interessados.

.

Gilberto Safra e Gabriela Bal.

Auditório Carolina Bori - IPUSP - Bloco G

Sobre os palestrantes
BERTA VISHNIVETZ
Psicóloga e doutora em Psicologia pela Universidade de Copenhage - Dinamarca, Eutonista formada diretamente por Gerda Alexander na "Escola da Eutonia de Gerda Alexander" - Copenhage - Dinamarca (1974)

GILBERTO SAFRA
Psicologo, Psicanalista, Prof. Titular do Departamento de Psicologia Clínica da IPUSP, Coordenador do Laboratório Prosopon e autor de livros que problematizam a clínica contemporânea.

GABRIELA BAL
Pós-doutoranda do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP, Mestre e doutora em Ciências da Religião (PUC-SP), Eutonista formada pela Escola de Eutonia da América Latina (1995), Coordenadora e professora do Instituto Brasileiro de Eutonia (IBE).