III Seminário de Estética Social: o social da música & a música do social | 28/9/2018, 8h às 18h Imprimir E-mail

seminario music social

Prazo envio de resumos: 06/08/2018

Propostas devem ser enviadas para o e-mail:

Mais informações:

Apresentação:

Os Seminários de Estética Social são um espaço de diálogo entre pesquisadores e agentes sociais, dedicados a compreender os lugares das artes na vida social, especificamente, sobre o que nos revelam das qualidades estéticas no/do fenômeno social. A concepção norteadora acerca da estética social foi incitada pelo filósofo Arnold Berleant, por meio da qual o conceito de estética vai além das categorias artísticas, referindo o conhecimento sensível na vida social.

Sem abandonar a continuidade das conversas acerca do campo da estética social, a terceira edição do Seminário de Estética Social está voltada para os fenômenos sonoros e musicais na vida cotidiana e nos processos sociais. Assim, buscamos entender seus significados e possibilidades de pesquisa.

Presente em todas as culturas e épocas, a musicalidade se mostra como atributo indissociável do ser humano e, por meio do fazer musical, um sujeito manifesta sua individualidade a partir de camadas profundas do seu ser. Na experiência musical coletiva, seu tempo, sua escuta, ação corporal e intenções são mobilizadas para um encontro estético num campo de forte interação social.

Assim, os objetivos deste encontro são: Pensar sobre as relações da psicologia com os estudos dedicados à música, particularmente nos processos sociais, em grupos e comunidades; Compreender como o conhecimento sensível aplica-se à vida social e comunitária através de sonoridades e musicalidades; Fomentar o conceito de estética social no campo dos estudos musicais, identificando suas múltiplas categorias de significados.

Chamada de trabalhos:

Os interessados em compartilhar pesquisas e experiências estão convidados a inscrever seus trabalhos através de resumos (conforme modelo abaixo) e enviá-los até o dia 06/08/2018para o e-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento e os candidatos serão informados dos resultados até 31/08/2018.

Orientação quanto ao formato de resumos

a) O resumo deve conter entre 2000 e 3000 caracteres (com espaço, exceto título e palavras-chave) e ser apresentado em parágrafo único.

b) Deverão ser apresentadas de 3 a 5 palavras-chave.

c) O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações e referências.

d) O resumo pode apresentar os seguintes elementos: Tema, Problema de Pesquisa e Hipóteses, Objetivos, Metodologia e Resultados Parciais ou Finais da Pesquisa. Esses elementos podem servir de orientação para a elaboração do resumo, mas são apenas recomendações.

Critérios de avaliação dos resumos

a) Fundamentação e relevância do estudo no campo da estética social;

b) Objetividade e qualidade da redação do texto;

c) Adequação do método aos objetivos propostos;

d) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão;

e) Cumprimento das normas para elaboração dos resumos.

OBS: Os resumos deverão ser enviados em arquivo de texto (formato docx) para o e-mail do evento, destinado ao recebimento de trabalhos. Uma vez aprovado, seu resumo será publicado nos Anais do Seminário.

COMISSÃO ORGANIZADORA

Arley Andriolo (IP/USP)

Cecília Valentim (Arte do Ser Cantante)

Cérise Alvarenga (UNA/BH)