Principal Imprimir E-mail
Comunidade IPUSP - Docentes - Marilene Proença Rebello de Souza

tit_comunidade
Principal
| Disciplinas | Extensão | Grupos de Pesquisa | Laboratórios | Lattes | Projetos | Publicações

Marilene Proença Rebello de Souza

marilene-proenca-rebello-de-souza

• Professora Titular do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia, USP

Psicologia Escolar

Atuo na área de Psicologia Escolar e Educacional, desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão referentes aos processos de escolarização; à constituição de sentidos e significados das políticas públicas para educadores, alunos, alunos e pais; à atuação/formação do psicólogo escolar em uma perspectiva crítica em Psicologia Escolar; às temáticas dos direitos de crianças e adolescentes e aos processos de medicalização na educação.

Adoto uma perspectiva teórico-metodológica referenciada no materialismo-histórico-dialético e na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural.

No IPUSP, atuo como professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Linha de pesquisa Psicologia Escolar e Educacional e coordeno o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE), que realiza várias atividades acadêmicas com o objetivo de ampliar a construção de conhecimento na área de Psicologia Escolar e Educacional.

Coordeno o GT  Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP e participo do GT Psicologia da Educação da ANPEd. Coordeno o Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica.

Realizei estudos de pós-doutorado na York University, Canadá e sou pesquisadora Nível 1-C do CNPq.