Principal Imprimir E-mail

Disciplinas ExtensãoGrupos de PesquisaLaboratóriosLattesProjetosPublicações

Miriam Debieux Rosa

miriam-debieux-rosa

• Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1995)
  • Professora Doutora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo
  • Professora Titular da Faculdade de Psicologia da PUC-SP; Coordenadora do Laboratório Psicanálise e Sociedade do Departamento da Psicologia Clínica do IP-USP

Psicanálise e Sociedade; Laço social em crianças e adolescentes; Família contemporânea

Tenho pesquisado a articulação do sujeito com a construção do laço social. Coordeno o Laboratório Psicanálise e Sociedade (PSC-USP) e o Aprimoramento Clínico Laboratório Psicanálise e Sociedade: práticas clínicas e institucionais, na Faculdade de Psicologia da PUC-SP. Busco referências na psicanálise para a análise e intervenção nos fenômenos sociais, para a prática psicanalítica fora do cenário tradicional e estuda os fundamentos epistemológicos, filosóficos e éticos da pesquisa e prática psicanalítica. Pesquiso particularmente as questões relativas a crianças e adolescentes. Tenho trabalhado com os não-ditos da história familiar e social e suas implicações na subjetividade, com as questões da adolescência (situação de vulnerabilidade social, relações com violência urbana) e com os efeitos subjetivos da situação de miséria e exclusão social, assim como no desenvolvimento de recursos metodológicos para as práticas clínico-institucionais com pessoas nestas situações.

Súmula Curricular

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Atualmente é professora-doutora da Universidade de São Paulo na Graduação e na Pós-Graduação em Psicologia Clínica. Coordena o Laboratório "Psicanálise e Sociedade" e o Projeto Migração e Cultura. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na Graduação e na Pós-graduação de Psicologia Social onde coordena, em parceria com a Prof. Dra. Maria Cristina Vicentin, o Núceo de Estudos e Pesquisa "Violências: sujeito e política". É psicanalista, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, sociedade, política, ética, criança, adolescência, laço social, família, migração, imigração, exclusão.