EspañolPortuguês (Brasil)English (United States)
Clínica Psicológica - Serviços à comunidade Imprimir E-mail
Serviços à comunidade - Clínica Psicológica

tit_servicos

Quem procura atendimento psicológico deve telefonar para a Secretaria da Clínica (tel: 3091-8248) para obter informações sobre a abertura de novas vagas. As inscrições acontecem em diferentes meses do ano. Nos períodos em que as inscrições estão abertas o paciente deve comparecer à Secretaria e preencher uma ficha de inscrição. Quando há vagas para triagem a Secretaria entra em contato com os pacientes de acordo com a ordem em que se inscreveram. As vagas para triagens são abertas de acordo com a disponibilidade da Clínica, que varia nos diferentes períodos do ano.

As entrevistas são realizadas pelos psicólogos-técnicos da Clínica, que recebem os clientes e/ou seus familiares/acompanhantes e registram seus dados de identificação e queixas. Após a triagem as informações são lançadas no sistema de banco de dados informatizado da Clínica (PsicoUsp-Web) e abre-se um prontuário para o paciente.

Ainda na triagem, pacientes e familiares recebem explicações sobre o funcionamento da Clínica. Os psicólogos responsáveis esclarecem que os atendimentos psicológicos são realizados principalmente por alunos de graduação, mas também por alunos de pós-graduação e especialização, e entregam ao paciente a Declaração de Ciência e Anuência para lerem e assinarem desde que concordem com seu conteúdo. Este termo contém informações sobre o possível uso do material clínico na realização de pesquisas, garantindo-se a confidencialidade de todos os dados. A não-assinatura do termo não constitui impedimento para a realização do atendimento.

Após a triagem, o paciente aguarda ser chamado para atendimento na fila de espera da Clínica. De acordo com o calendário escolar e com a disponibilidade de vagas, o cliente é chamado para os atendimentos diagnósticos e clínicos, realizados por alunos de graduação, pós-graduação e especialização, com supervisão dos professores do Departamento de Psicologia Clínica.

Os alunos de graduação podem acompanhar as triagens, desde que autorizados pelos supervisores e pelo coordenador da clínica.

Instituto de Psicologia da USP - PSC

Av. Prof. Mello Moraes 1721 - Bloco F