A Pós-Graduação é voltada para geração do conhecimento, destina-se a formação de docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação.

Os estudantes que optam pela modalidade
Stricto sensu podem obter diplomas em instituições distintas por meio da dupla-titulação, destinada aos que buscam complementar sua pesquisa no exterior. No Instituto de Psicologia da USP, oferecemos os cursos Stricto sensu de Mestrado e Doutorado, em cinco Programas. São eles:

Durante o curso, o pesquisador faz disciplinas obrigatórias que lhe darão base ao desenvolvimento do seu projeto de dissertação, para quem faz o mestrado, ou tese, para quem faz o doutorado.

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP alerta que a rotina de de um mestrando ou doutorando demanda horas destinadas às leituras, visitas às bibliotecas, aulas, congressos, encontros com orientadores, e, por vezes, viagens de pesquisa de campo.

O título de mestre ou de doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da Dissertação ou da Tese, respectivamente. O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses e para o doutorado de 36 a 60 meses, o Doutorado Direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso.

A USP ainda promove e organiza cursos de Pós-Graduação com a participação de uma ou mais instituições de ensino superior brasileiras ou estrangeiras (Programas Interinstitucionais) – Acordos de cooperação são realizados pela USP com instituições reconhecidas internacionalmente contemplando mobilidade de estudantes e professores para desenvolvimento de estudos e pesquisas, realização de estágios de curta ou média duração, incluindo-se ainda a orientação múltipla entre USP e Instituições estrangeiras.

Os cursos de pós-graduação do IPUSP recebem apoio institucional da CAPES, sob a forma de bolsas e auxílios, da FAPESP e do CNPq, sob a forma de bolsas e desenvolvimento de projetos de pesquisa de docentes.

As atividades acadêmico-administrativas são coordenadas pela Comissão de Pós-Graduação (CPG), composta por um membro de cada Programa, e pelo Serviço de Pós-Graduação.

INFOGRÁFICO DA PÓS-GRADUAÇÃO

STRICT SENSU

É para aqueles que desejam se aprofundar na área científica e acadêmica.

Meio para se tornar professor universitário

ACADÊMICO

Foco na pesquisa acadêmica

MESTRADO

É utilizado para aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a graduação

DOUTORADO

É necessário apresentar um novo ponto de vista dentro de uma área de conhecimento

5 anos

DOUTORADO DIRETO

Não é necessário passar pelo mestrado

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo difere de acordo com o programa escolhido. No geral, os critérios podem ser:

prova de conhecimento sobre a área

entrevista

proficiênciaem uma
língua estrangeira

análise de currículo
e projeto de pesquisa

……………

BOLSAS AUXÍLIO
CAPESFAPESP e CNPq

• Oferecem bolsa-auxílio aos estudantes de pós-graduação.

• Os órgãos repassam as bolsas à Universidade, que é a responsável por distribuí-las após a realização de processos seletivos*

*exceto a Fapesp, que avalia de acordo com os seus critérios

RESPONSABILIDADES

• efetuar a matrícula semestral