Número USP

O número USP é uma identificação funcional perante a universidade para as instâncias burocráticas da USP. Ele será necessário para fazer inscrições em disciplinas, aulas no CEPE, acesso e solicitação de serviços no sistema eletrônico, entre outros.
O número USP é obtido após confirmação e homologação da matrícula pela CPG. Geralmente na reunião do mês de março.

Sistemas USP

A USP possui uma série de sistemas on-line que visam facilitar a tramitação de procedimentos burocráticos administrativos (e.g. matrícula, solicitações de atestado de matrícula, entre outros) e permitem aos usuários realizar tais procedimentos e solicitar serviços administrativos de forma prática (eliminando a necessidade do preenhimento e assinatura de uma enorme quantidade de formulários) e sem a necessidade de presença na universidade. Atualmente a pós-graduação faz uso de 3 sistemas on-line: 1) FênixWeb; 2) Janus; e 3)Janus Egressos.
A lista dos sistemas utilizados na USP pode ser acessada no site: www.sistemas.usp.br.

Sistema FênixWeb

O sistema FênixWeb é um sistema eletrônico que permite aos alunos e docentes desenvolverem o processo de matrícula semestral na pós-graduação, de uma forma integrada nas diferentes Unidades da USP. Esse sistema elimina a necessidade do preenhimento e assinatura de uma enorme quantidade de formulários e um imenso trabalho de digitação nos serviços da pós-graduação. Deixa também de exigir a presença na USP, em época de matrícula, de alunos e docentes que estiverem em outros locais, pois a partir de qualquer ponto da internet podem participar do processo de matrícula.
Para ter acesso ao sistema o aluno deve solicitar uma senha inicial para o cadastro, obtida através do próprio sistema (opção “Primeiro acesso” no site), cujo único requisito é que o aluno possua seu Nº USP ativo.

Sistema Janus

Este sistema faz parte do projeto Janus que visa modernizar os sistemas de apoio à pós-graduação utilizando novas tecnologias baseadas em software livre e métodos ágeis de desenvolvimento de software.
Assim, o sistema Janus está sendo implementado de forma paulatinamente e no futuro substituirá o sistema FênixWeb.
Atualmente este sistema disponibiliza serviços de emissão de documentos (atestado de matrícula com disciplinas e declaração de matrícula), e permite acompanhar a “ficha do aluno”, que contém informações
sobre o andamento do aluno no curso, tais como a divulgação das avaliações nas disciplinas cursadas, e o histórico do aluno curso de pós-graduação (e.g. data de matrícula, data de início e limite do prazo para conclusão do curso).
Para acessar o sistema janus o aluno deve usar a mesma senha utilizada no sistema Fênix. O endereço para acesso direto ao sistema é: https://sistemas.usp.br/janus/comum/entrada.jsf

Sistema Janus Egressos

O Janus Egressos é um sistema que tem por objetivo organizar um cadastro de todos os ex-alunos de Pós-Graduação da USP e que inclua informações sobre destino e trajetória profissional desses egressos, coordenado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP.
O sistema visa também proporcionar um ambiente para o estabelecimento de relacionamento contínuo e dinâmico da Universidade com e entre seus Mestres e Doutores. O acesso ao sistema é restrito a ex-alunos, orientadores, secretarias e Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP.

Carteirinha da USP

A carteira da USP deve ser solicitada pelo aluno através do Sistema Fênix, entrando, após fazer o login, na seção “Solicitação de carteira USP”. Uma foto deve ser anexada e então deve-se aguardar a aprovação da foto, entrando regularmente no site para verificar a situação do pedido. Assim que a carteira estiver pronta constará no site “carteira disponível na secretaria” (Bloco G). Com esta carteira o aluno tem livre acesso a alguns locais, como o CEPE e o Restaurante Universitário. Sem ela há uma certa burocracia para o acesso.

Webmail USP

O próprio aluno deve solicitar o email USP no endereço http://pedidoemail.usp.br e o único requisito necessário é possuir um número USP ativo. Todas as comunicações automáticas da USP, como o sistema de matrículas, comunicações da Pró-Reitoria e outras informações institucionais são feitas exclusivamente para emails USP. Para redirecionar os e-mails recebidos há uma ferramenta de redirecionamento no link personalizar do e-mail USP.

Após solicitar o e-mail USP informe-o no Sistema Janus.
Para acessar a conta de email USP o endereço é email.usp.br.

Serviços oferecidos pelo Instituto de Psicologia

Biblioteca

O acesso à biblioteca do Instituto de Psicologia é aberto ao público em geral, mas o empréstimo de materiais é restrito aos alunos regularmente matriculados em um dos cursos oferecidos pelo Instituto de Psicologia.
Para a retirada de materiais da biblioteca é necessária a geração do cartão de leitor e para isso são necessários os seguintes documentos: apresentação do RG ou cartão USP, comprovante de residência, uma foto 3×4 e declaração de matrícula. É necessário preencher um formulário quando da entrega dos documentos. O cartão não fica pronto no ato, demorando, no máximo, sete dias. Até que fique pronto, o aluno não pode retirar livros, exceto para cópias. Em breve esse procedimento não será mais necessário, pois o empréstimo será realizado apenas com o cartão de aluno USP.

Além do empréstimo domiciliar a Biblioteca oferece outros serviços aos alunos, como por exemplo:

  • Cursos para utilização das bases de dados e como preparar artigo científico:

– Agenda no site da Biblioteca

Complementando as instruções para o preparo do artigo científico e outros itens relativos às publicações científicas consulte o livro “Publicar em Psicologia: um Enfoque para a Revista Científica” no Blog: http://publicarempsicologia.blogspot.com/

  •  Orientações em relação à normalização de referências e citações no texto, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do manual de estilo editado pela American Psychological Association (APA):

– Consultar os manuais disponíveis no site da Biblioteca

  • Ficha catalográfica:

– Veja as instruções e o formulário para solicitação da ficha catalográfica.

  • Diretrizes para apresentação da dissertação ou tese. Deve seguir os modelos adotados pela USP. No caso da Psicologia, seguir as orientações segundo a ABNT ou a APA

– Consulte os manuais.

A versão impressa dos manuais pode ser adquirida na Biblioteca.

  • Versão Digital da Dissertação ou Tese

De acordo com a Resolução Copgr 5401, de 17 de Abril de 2007, a versão digital das dissertações e teses defendidas na USP deverá ser depositada no Portal de Teses da Universidade. Quando do depósito da dissertação ou tese o aluno deverá entregar também o arquivo em PDF que conterá a última versão do trabalho, tal e qual a versão impressa. O aluno deverá entregar também o formulário de Declaração para Publicação Digital devidamente assinado. O formulário pode ser obtido no endereço:

https://www.ip.usp.br/posg/formularios/declaracaoparapublicacaodigital.doc

Outras instruções sobre como proceder para a publicação da versão digital do trabalho consultar:

http://www.teses.usp.br/info/

  • Aquisição de livros e filmes:

Os alunos podem sugerir obras para aquisição, encaminhando e-mail para: bibip@usp.br, ou deixando o formulário de sugestões preenchido com o bibliotecário do atendimento.
Outras informações podem ser obtidas no website da Biblioteca.

SIBI – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, através do Banco de Dados Dedalus, permite a pesquisa no acervo de todas as 43 bibliotecas dos campi da USP. Sendo possível saber se determinado título existe em alguma biblioteca da USP. Também através do SIBI é possível acessar todos os textos integrais em periódicos a que a USP e o Portal CAPES tem acesso. A Rede de Serviços do SIBi está disponível a partir do link: www.usp.br/sibi