Departamento de Psicologia Clínica
Linhas de Pesquisa: Práticas clínicas: fundamentos, procedimentos e interlocuções.
Psicoterapia. Psicopatologia fenomenológica. Fenomenologia de Edith Stein e Michel Henry.
Telefone: 55 11-3091-1946/4910/4173 | antunez@usp.br | Lattes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, Estágio no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Prof. André Teixeira Lima (FUNDAP), especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (CAPES), Mestrado em Saúde Mental (FAPESP), Doutorado em Ciências (FAPESP) e Pós-doutorado (FAPESP) em Ciências da Saúde pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Associado (Livre Docente) do Departamento de Psicologia Clínica e Vice-Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Gestão 30/07/2016-2020); É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale e Société Internationale Michel Henry. Membro do GT – Psicologia e Fenomenologia – ANPEPP. Co-coordenador do Núcleo de pesquisa e laboratório Prosopon – USP. Coordenador do Convênio Acadêmico Internacional entre IPUSP e Instituto Universitário ISPA, Lisboa, Portugal (06/2016-06/2021).

A clínica psicológica sustenta as pesquisas que realizo. Minhas investigações versam sobre o atendimento clínico dialogando com: a) as consultas terapêuticas de Donald Winnicott, nas quais se oferece a oportunidade de expressão dos conflitos que permite à dupla surpreender-se e superar paralizações no desenvolvimento, b) a psicopatologia fenomenológica a partir de Eugène Minkowski, quanto ao lugar da expressão, da afetividade, da linguagem pessoal, o espaço e o tempo vividos, o sensorial e o racional na estrutura da personalidade, c) a clínica proposta por Gilberto Safra, relacionada ao ôntico e ao ontológico, às histórias singulares do sofrimento, à abertura ao inédito, ao idioma peculiar de cada ser, à clínica como lugar de investigação e formação permanentes; d) a intropatia (empatia) e estrutura da pessoa humana a partir da fenomenologia de Edith Stein e o Sentido do Humano de Angela Ales Bello; e) e a afetividade na Fenomenologia da Vida de Michel Henry e Florinda Martins. Interessa-me a psicoterapia em instituições, o atendimento clínico em grupo e o acompanhamento terapêutico, todos reposicionados pela compreensão fenomenológica.

Disciplinas

Graduação

PSC2937 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise I
PSC2031 – Trabalho de Pesquisa em Psicologia Clínica e Psicanálise II
PSC1727 – Atendimento Clínico: o Processo Diagnóstico
PSC1322 – Introdução à Psicopatologia
PSC2733 – Atendimento Clínico I

Pós-Graduação

PSC5902 – A psicopatologia fenômeno-estrutural: aproximação teórica, clínica, psicopatológica e terapêutica – Andrés Antúnez e Jean-Marie Barthélémy, Annie Barthélémy Descamps (participantes externos estrangeiros)
PSC 5948 – Fenomenologia, Psicopatologia, Neurociências: e a Consciência? Andrés Antúnez, Angela Ales Bello, Aparecida Turolo (participantes externos estrangeiros)
PSC 5962 – A Experiência Religiosa entre Psicologia e Fenomenologia – Andrés Antúnez, Angela Ales Bello, Aparecida Turolo (participantes externos estrangeiros)
PSC 5931 -Fenomenologia da Vida em Michel Henry e as Psicoterapias – Andrés Antúnez e Florinda Leonilde Ferreira Martins, Karin Hellen Kepler Wondracek (participantes externos estrangeiros)
PSC 5884 – Contribuições da Fenomenologia para Clínica Psicológica: Percursos para uma Humanologia – Andrés E. A. Antúnez
PSC 5975 – Compreensão Fenomenológica da Violência Conjugal|

Projetos de pesquisa

O que pode um corpo?

Descrição: Trata-se de uma investigação em rede internacional, entre o CEFi – Centro de Estudos em Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e o Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. O objetivo do grupo de investigação é traduzir e desenvolver a obra do filósofo Michel Henry (1920-2002) para o idioma português. Convênio firmado em Portugal em 10/12/2010.

Integrantes

Florinda Martins e Karin Wondracek

Coordenador

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Investigação do uso de procedimentos intermediários no atendimento clínico em grupo: Ateliê de pintura de livre expressão

Trata-se de um estudo psicodiagnóstico e interventivo. O objetivo é investigar as vicissitudes de uma modalidade de atendimento clínico em grupo, denominado Ateliê de Desenho de Livre Expressão , é o intuito desta pesquisa. MÉTODO: A partir do método fenomenológico-estrutural busca-se revelar as percepções, a inteligência, as histórias de vida, a produção de desenhos livres e o diálogo a partir dessas vivências, retratando os modos de ser de pessoas com sofrimento emocional de natureza psiquiátrica.

Procedimentos

Como parâmetro de investigação desse processo, além dos desenhos e do registro das verbalizações das sessões em grupo, aplica-se o método de Rorschach, a Escala Wechsler de Inteligência WAIS-III e o teste de Apercepção temática TAT – antes e após um e dois anos. Os desenhos, as imagens e a linguagem no Rorschach, os aspectos cognitivos verbais e aspectos motores do WAIS e as histórias contadas a partir de um estímulo de imagens de pessoas em relações, são compreendidos de acordo com a análise fenômeno-estrutural , que focaliza os recursos e as deficiências dos fenômenos essenciais que compõem a estrutura da personalidade segundo a análise da imagem, da linguagem e do comportamento na interação com o psicólogo clínico.

Objetivo

Investigar os alcances e os limites do uso dessa técnica no atendimento clínico em grupo, com pessoas que tenham diagnósticos de transtornos psiquiátricos de acordo com o DSM-IV que procuram a Clínica Psicológica do IPUSP. Objetivo secundário: comparar os resultados da análise fenômeno-estrutural dos testes psicológicos com as normas de validação e adaptação brasileiras.

Coordenador

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Investigação dos fundamentos fenomenológicos em psicoterapia e psicopatologia fenomenológica

Descrição: Trata-se de investigar os fundamentos fenomenológicos da psicologia clínica (psicoterapia, atendimento em grupo e acompanhamento terapêutico) e da psicopatologia fenomenológica. Estuda-se a filosofia fenomenológica da filósofa alemã Edith Stein (1891-1942) e do filósofo francês Michel Henry (1922-2002) para fundamentar a clínica. A psicopatologia é investigada em seus fundamentos fenomenológicos a partir do psiquiatra de origem polonesa Eugène Minkowski (1885-1972), do psiquiatra suíço Ludwig Binswanger (1881-1966) e do psiquiatra italiano Bruno Callieri (1923-2012).

Integrantes

Erika Rodrigues Colombo (mestrado)
Filipe Barbosa Margarido (mestrado)
José Tomás Ossa Achará (doutorado)
Renata Felis Bazzo Repa (doutorado)

Coordenador

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
Colaboradores Internacionais
Florinda Martins – Profª emérita da Universidade Católica Portuguesa – Porto
Angela Ales Bello – Profª emérita da Pontificia Universidade Lateranense – Roma
Jean-Marie Barthélémy – Prof. Emérito da Université de Savoie – Chambéry

Colaboradores Nacionais

Aparecida Turolo Garcia – Universidade Sagrado Coração – Bauru
Karin Ellen Kepler Wondracek – Faculdades EST – São Leopoldo – RGS
Tommy Akira Goto – Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Adelma do Socorro Gonçalves Pimentel – Universidade Federal do Pará – UFPA

 

Grupos de Pesquisa

Núcleo de pesquisa e Laboratório Prosopon

Laboratório

Núcleo de Pesquisa e Laboratório Prosopon

Publicação selecionadas

MARTINS, F. & ANTÚNEZ, A. E. A. (2016). Michel Henry: Sense of self and hallucination. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(3), 425-430. https://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300006

BICUDO, M.A.V. & ANTÚNEZ, A. E. A. (2016). Fenomenologia, psicopatologia e neurociências: e a consciência? Seminários com Angela Ales Bello na Universidade de São Paulo / Organizado por Maria Aparecida Viggiani Bicudo e Andrés Eduardo Aguirre Antúnez. São Paulo, 2016. p.130 Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/eventos/Fenomenologia_psicopatologia_neurociencias2016.pdf

ANTÚNEZ, A. E. A. & MARTINS, F. (2015). Michel Henry: afetividade e alucinação. Revista da Abordagem Gestáltica, 21(2), 177-183. Recuperado em 15 de dezembro de 2016, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672015000200007&lng=pt&tlng=pt.

ANTÚNEZ, A. E. A; MARTINS, F; FERREIRA, M.V. (2014). Fenomenologia da vida de Michel Henry: interlocuções entre filosofia e psicologia. São Paulo: Editora Escuta.

ANTÚNEZ, A. E. A; SAFRA, G; FERREIRA, M.V. (2014), Anais do I Congresso Internacional Pessoa e Comunidade: Fenomenologia, Psicologia e Teologia e III Colóquio Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde. São Paulo: IPUSP. Acessível em http://www.bvspsi.org.br/php/level.php?lang=pt&component=17&item=137

ANTÚNEZ, A. E. A. & MARTINS, F. (2013). Acompanhamento terapêutico: vinculação dos fenômenos contingentes e da vida privada. ATravessar Revista de Acompanhamento Terapêutico, v. 1, p. 19-26, 2013.

FERREIRA, M. V. F. & ANTÚNEZ, A. E. A. (2013). Intersubjetividade em Michel Henry: relação terapêutica. Revista da Abordagem Gestáltica, 19(1), 92-96. Recuperado em 15 de outubro de 2013, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672013000100012&lng=pt&tlng=pt.

ANTÚNEZ, A. E. A., & WONDRACEK, K. H. K. (2012). Fenomenologia em Michel Henry: implicações na psicopatologia e psicoterapia. Revista da Abordagem Gestáltica, 18(1), 3-12. Recuperado em 15 de outubro de 2013, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672012000100002&lng=pt&tlng=pt.

SANTOANTONIO, J. ; ANTÚNEZ, A. E. A. . Ateliê de Desenho e Rorschach: estudo fenômeno-estrutural. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 20, p. 117-122, 2010.

ANTÚNEZ, A. E. A. ; SANTOANTONIO, J. . Análise fenômeno-estrutural e o estudo de casos. Boletim. Academia Paulista de Psicologia, v. 1, p. 53-71, 2008.

ANTÚNEZ, A. E. A. . A relação terapêutica em busca de uma humanologia. Latin American Journal of Fundamental Psychopathology online, v. 6, p. 84-95, 2006.

SANTOANTONIO, J.; ANTÚNEZ, A. E. A. . O uso de desenhos em grupo: Traços do humano compartilhado.. Inter.Ação.com, v. 1, p. 1-13, 2006.

ANTÚNEZ, A. E. A. ; SANTOANTONIO, J. . Análise Fenômeno-Estrutural de uma pessoa com depressão ao longo de dois anos de acompanhamento psicológico. In: Villemor-Amaral, A.E; Yazigo, L.. (Org.). Psicopatotologia fenômeno-estrutural. 1 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora, 2010, v. 1, p. 119-144.

AMPARO, D. M. ; ANTÚNEZ, A. E. A. . A abordagem fenômeno-estrutural e o método de Rorschach. In: Anna Elisa de Villemor-Amaral, Blanca Suzana Guevara Werlang. (Org.). Atualizações em Métodos Projetivos para a Avaliação Psicológica. 1 ed. São Paulo: Casa do Psicólogo Editora Ltda, 2008, v. 1, p. 55-68.

ANTÚNEZ, A . E ., YAZIGI, L., & DEL PORTO, J. A. (2006). Estudio de la Afectividad en Pacientes con Trastorno Obsesivo-Compulsivo por Medio del Método de Rorschach. Revista Interamericana de Psicología (RIP). Volumen 40, n. 2, pp.177-184.

ANTÚNEZ, A.E.A. (2004). Lágrimas sonhadas na poesia mapuche. Revista IDE. São Paulo, n.39, p.32-43.

ANTÚNEZ, A. E. A., YAZIGI, L. (2004). Análise fenomenológica-estrutural do Rorschach de pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. Livro do III Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach. Porto Alegre: Casa do Psicólogo, 2004. v.1. p.307 – 310.

ANTÚNEZ, A. E. A. (1999). Estudio de la personalidad y aspectos psicosomáticos de pacientes con glosodinia por medio de entrevista, examen de Rorschach y psicoterapia. PSICODIAGNOSTICAR Revista de la Asociación Argentina de Estudio e Investigación en Psicodiagnostico. Argentina: v.IX, p.47 – 52, 1999.

ANTÚNEZ, A. E. A. ; SANTOANTONIO, J. . As casas lúdicas de Pablo Neruda: Criatividade no Viver. In: João Spinelli; Eunice Vaz Yoshiura; Latife Yazigi; Eduardo Yázigi. (Org.). Criatividade: Uma Busca Interdisciplinar. 1 ed. São Paulo: UNESP-Instituto de Artes, 1999, v. 2, p. 112-114.

ANTÚNEZ, A. E. A, SANTOANTONIO, J, WECKX, L, FUKUDA, C, FILIZOLLA, V. (1996). Dor crônica na língua: reflexões sobre a questão psicossomática. Boletim de Psiquiatria. Escola Paulista de Medicina: v.29, n.2, p.11 – 13.

Banco de Teses USP