Nasceu em 11 de julho de 1911 na cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo. Aos seis anos de idade, aproximadamente, foi morar na capital onde iniciou os seus estudos. Em meados da década de 1920, fez o curso normal no Instituto de Educação Caetano de Campos, onde foi aluna de Manuel B. Lourenço Filho. Já professora normalista, trabalhou com Noemy Silveira Rudolfer no Instituto de Psicologia Aplicada. Entre 1931 a 1932, realizou o Curso de Aperfeiçoamento Pedagógico, dirigido por Lourenço Filho, onde teve aulas com Jean Maugué e Noemy Silveira Rudolfer.

Em 1932, foi nomeada professora da escola mista do bairro de Santo Antonio em São Roque, cargo que ocupou apenas nominalmente, haja vista a sua nomeação para o Serviço de Psicologia Aplicada, posteriormente, transformado em Laboratório de Psicologia Educacional do Instituto de Educação da USP. Sabe-se que a ocupação de  cargo de professor secundarista era uma estratégia usada por  aqueles que desejavam ingressar na carreira universitária, como vemos na trajetória de outros professores, como Arrigo Angelini e Gioconda Mussolini. Annita permaneceu neste cargo, na Seção de Medidas Mentais, até 1935; coordenou atividades de estágio ligadas à aplicação de técnicas de exames psicológicos, além de participar de pesquisas e ministrar curso de Psicologia Educacional. Em 1938, formou-se com distinção na primeira turma da Secção de Filosofia, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL/USP). No ano seguinte, exerceu o cargo de Primeira Assistente das duas cadeiras de Sociologia da FFCL/USP que eram dirigidas, respectivamente, por Roger Bastide e Paul Arbousse-Bastide.

No final da década de 1930 e início de 1940 foi Assistente da Cadeira de Psicologia, no Curso de Filosofia, então sob a direção de Jean Maugüé. Em 1941 recebeu bolsa de estudos da Latin American Fellowschip do Smith CollegeNorthampton, Mass., nos Estados Unidos. Lá  estudou Psicologia Experimental com J.J. Gibson e Psicologia da Gestalt com Kurt Koffka e Fritz Heider. Nos dois anos seguintes, sob orientação de Max Wertheimer, na Graduate Faculty, New School for Social Research, Annita Cabral desenvolveu e defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “Memória das Formas”. Posteriormente, ampliou este trabalho, transformando-o em sua tese de doutorado intitulada “O conflito dos resultados dos experimentos sobre a memória das formas”, defendida em 1945 na FFCL/USP sob orientação de Roger Bastide e publicada no Boletim da Faculdade de Filosofia. Nesse mesmo ano, Annita Cabral foi nomeada Primeira Assistente de Otto Klineberg (1899-1992), que dirigiu a Cadeira de Psicologia até 1947, quando retornou para a Columbia University,  nos Estados Unidos. Com a  partida de Klineberg, Annita foi contratada para assumir a Cadeia III de Psicologia na qual permaneceu até 1968. Ramozzi-Chiarottino (2001) destaca que,  com a vinda de Klineberg, a Psicologia começou a se impor como ciência no ambiente paulista. Foi nesse clima e com a ajuda de Klineberg que Annita tomou a iniciativa de fundar a Sociedade de Psicologia de São Paulo, atual Associação de Psicologia de São Paulo (ASPSP), da qual foi presidente entre os anos de 1948 a 1949.