Av. Prof. Mello Moraes, 1721 – Bloco D
Cidade Universitária – São Paulo, SP – 05008-030
Telefones: 55 11-3091-8248  clinica@usp.br

 

A Clínica Psicológica “Durval Marcondes” do Departamento de Psicologia Clínica vem cumprindo os objetivos básicos a que se propõe uma instituição universitária: ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. No que tange ao ensino e à pesquisa, oferece a possibilidade de estágios em Psicodiagnóstico e Psicoterapia, vinculados às disciplinas de graduação e pós-graduação, as quais contribuem para a formação do psicólogo clínico e pesquisador. Isto ocorre concomitantemente à prestação de serviços à população em geral, incluindo crianças, adolescentes e adultos, das diversas camadas sociais, havendo preocupação não somente com a formação clínica dos alunos, mas também com a qualidade da assistência prestada.

O nome da Clínica Psicológica é uma homenagem ao Professor Durval Bellegardi Marcondes (27/11/1899 – 27/09/1981), que em 1954 organizou o primeiro curso de Especialização em Psicologia Clínica, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. A Clínica Psicológica já existente na Faculdade de Filosofia desde 1960 foi a origem do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia. A Clínica tem contribuído para a formação clínica de psicólogos e assistência à comunidade há mais de 48 anos. Por pertencer ao Departamento de Psicologia Clínica, a Clínica Psicológica é também um centro de pesquisa.

Finalidade

Além das pessoas que individualmente buscam atendimento na Clínica Psicológica, essa vem sendo cada vez mais procurada por vários segmentos da sociedade, como instituições de saúde, instituições de ensino e demais entidades públicas ou entidades da esfera civil. Os atendimentos destinam-se à população em geral, crianças, adolescentes, adultos, casais e idosos, das diversas camadas sociais, havendo uma demanda e uma disponibilidade preferencial aos pertencentes às classes sócio-econômicas menos favorecidas. Dentre os serviços psicológicos prestados, a Clínica Psicológica oferece, principalmente, atendimentos em psicoterapia individual, de grupo, de casal e família, a médio e longo prazos.

Por terem lugar na Clínica Psicológica, as práticas que fundamentam os Cursos (Graduação, Pós-Graduação e Extensão) e o funcionamento dos Laboratórios do Departamento de Psicologia Clínica não se dissociam das atividades de pesquisa. Por essa razão o funcionamento da Clínica Psicológica é de vital importância, pois as condições de infra-estrutura do serviço exercem influência tanto sobre os atendimentos oferecidos, como sobre o potencial de pesquisas que podem ser realizadas.

No que tange ao ensino e à pesquisa, oferece a possibilidade de estágios em Psicodiagnóstico (criança, adolescente e adulto), Psicoterapia individual (criança, adolescente e adulto), Psicoterapia de casal e família, vinculados às disciplinas de Graduação e Pós-Graduação, as quais contribuem para a formação do psicólogo clínico e do pesquisador em Psicologia Clínica. Isto ocorre concomitantemente à prestação de serviços à população de todas as idades e problemáticas das mais diversas, havendo preocupação tanto com a formação clínica dos alunos como, também, com a qualidade da assistência prestada.

Por pertencer ao Departamento de Psicologia Clínica, a Clínica Psicológica, então, caracteriza-se por ser um centro de pesquisa e de formação. Os estágios oferecidos e as pesquisas realizadas visam à formação universitária e obtenção de títulos acadêmicos, a formação de pessoal habilitado ao exercício da investigação e a habilitação para o exercício profissional.

Princípios fundamentais que norteiam os atendimentos

Baseado no Código de Ética Profissional do Psicólogo, é importante citar o I e o II princípios fundamentais. O trabalho deve estar norteado pelo respeito e promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e deve visar promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuir para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
Instituto de Psicologia da USP Acesso rápido