Departamento de Psicologia Clínica
Linhas de Pesquisa: Linha de Pesquisa: Intervenções clínicas em saúde mental: diagnóstico, ação terapêutica e prevenção
Telefone: 55 11-3091-4173 | Fax: 55 11-3091-4911 | avelino_luiz@uol.com.br | Lattes
Sala 27  / Bloco F
Laboratório Chronos: Centro Humanístico de Recuperação em Oncologia e Saúde
Laboratório Sujeito e Corpo (SUCOR)

Professor Doutor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo,Graduação em Medicina pela Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda (1975), especializações em Psiquiatria pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978) e Medicina Psicossomática pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia (1978), título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira/Associação Brasileira de Psiquiatria, Doutor em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Coordenador do Laboratório de Pesquisa Sujeito e Corpo do Instituto de Psicologia da USP, Líder do Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Psicossomática. Grupos de pesquisa em que atua na instituição: Práticas Clínicas: fundamentos, procedimentos e interlocuções; Práticas Clínicas em Psicossomática. É membro do corpo clínico do Instituto de Gastroenterologia de São Paulo, também atua em Consultório Particular, membro honorário da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática e seu Presidente (1990-1992), Presidente do Comitê Multidisciplinar de Psicossomática da Associação Paulista de Medicina (1991-1993).

Há 30 anos trabalhando na pesquisa e ensino da interação Mente-Corpo e Cérebro-Mente, nas seguintes campos do conhecimento: Psicossomática e Psiconeurologia. Considerados como saberes que se preocupam com a interface entre as Ciências Naturais e as Ciências Humanas, em busca da construção de um processo que se constitui no diálogo entre as Ciências da Saúde, Biológicas e a Psicologia de orientação psicodinâmica.

Dentro desta perspectiva observa-se a Psicossomática consideramos como um campo do conhecimento que se preocupa com a interface entre o Biológico e o Humano. Uma abordagem que adjetiva, qualifica, uma forma de observação e compreensão do ser humano através de uma perspectiva bio-psico-social. Tem como seus eixos principais a interdisciplinaridade – entendida como processo social, onde se busca as aproximações possíveis entre as fronteiras disciplinares, procurando estabelecer um diálogo e uma linguagem interdisciplinar, que deve ser construída consensualmente construída pelos cientistas e o estudo das conexões sociopsicossomáticas no processo saúde-doença, entendendo-o pelo vértice de uma dupla ordem: o da Biologia e da Biografia.

As intervenções – pesquisa e prática – relacionadas à promoção de saúde devem, portanto, são efetuadas nesta perspectiva.

E a psiconeurologia como um campo voltado para o estudo das interações cérebro/mente, a investigação e intervenção no ser humano portador de patologias neurológicas, funcionais ou lesionais. O que implica em tratar o ser humano como sujeito e não apenas como objeto da natureza. Desta forma as patologias, que são objeto de investigação e intervenção neste campo, devem ser apreendidas, além da expressão de sintomas de déficits neurológicos, como expressão da uma vida mental de um sujeito, que inclui um psiquismo consciente e inconsciente. Para a apreensão desta interface é de fundamental importância a incorporação da interdisciplinariedade.