A Biblioteca Dante Moreira Leite do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) é um centro de referência que tem como missão coordenar ações para seleção, reunião, organização e disseminação da informação em Psicologia no Brasil e na América Latina, no âmbito do apoio ao ensino, pesquisa, extensão e práticas profissionais, contribuindo para a geração, preservação e visibilidade do conhecimento na área.

Sua criação tem origem nos acervos das bibliotecas pertencentes às cadeiras de Psicologia e Psicologia Educacional então existentes na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, uma das instituições que foram base formadora para a criação da USP. Em 1970, essas bibliotecas foram transferidas para as novas instalações do Instituto de Psicologia na Cidade Universitária (Campus da Capital) e integradas em um só conjunto, dando origem ao Serviço de Biblioteca e Documentação do IPUSP, cujas atividades tiveram início em janeiro de 1972. Em 1985, a Biblioteca teve suas instalações reformadas e ampliadas e em 1995 passou a contar com prédio próprio, ocupando uma área de 2.170 m².

Ao longo dos anos, a Biblioteca foi ampliando seu papel frente ao desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e às novas necessidades de seus usuários. Hoje, além de guardar um dos mais completos acervos da América Latina na área de Psicologia, assume papel fundamental na formação da competência informacional dos alunos do IPUSP, ministrando disciplinas, cursos, prestando atendimento personalizado; na geração de conhecimento, com a publicação de artigos científicos, livros, capítulos de livros e trabalhos de eventos por sua equipe; e no apoio às ações ligadas à preservação da memória institucional do IPUSP.

A trajetória da Biblioteca Dante Moreira Leite, análoga a de outros centros de informação, demonstra que a ênfase na gestão da informação deslocou-se do acervo para o acesso. Nesse percurso, muitas foram as mudanças, os avanços, as transformações, mas sua história e perspectivas futuras seguem apontando para sua meta maior: a de ser protagonista na formação de profissionais e pesquisadores comprometidos com a ciência e com as causas sociais do País.

 

Política Básica da Biblioteca

  • Missão
    Coordenar ações para seleção, reunião, organização e disseminação da informação em Psicologia no Brasil e na América Latina, enquanto apoio ao ensino, pesquisa, extensão e práticas profissionais; contribuindo para a geração, preservação e visibilidade do conhecimento na área.
  • Valores
    Democratizar o acesso aos recursos informacionais com excelência e compromisso, visando o crescimento e a construção da democracia, assim como a tolerância, equidade e liberdade, contribuindo para a promoção de uma Psicologia plural, comprometida com a responsabilidade social.Valores que embasam a Política Básica:
  • Ética
  • Equipe
  • Inovação
  • Qualidade
  • Resultados
  • Relacionamento
  • Reconhecimento
  • Visão
    Ser um centro ativo na gestão da informação psicológica na América Latina.

 

Política para a Sociedade

Criação e manutenção de fontes e serviços de acesso aberto para disponibilização de informação e do documento ao maior número de pessoas possível.