Em outubro de 2012 foi criada a Comissão Assessora da Congregação do Instituto de Psicologia para uma Política de Inclusão na USP, que tem como atribuições contribuir, qualificar e tornar público o debate sobre a Inclusão Social nesta Universidade,  assim como pensar ações no IP para a referida política. A Comissão é composta de representantes de alunos, docentes e funcionários e aberta à participação de colaboradores do IP.

Membros

Prof. Dr. Alessandro Oliveira Santos – Docente do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho IPUSP. Atua nas linhas de pesquisa: Processos Psicossociais Básicos – relações indivíduo/grupo; e Psicologia Social, Saúde Coletiva e Política.

Prof. Dr. Danilo Silva Guimarães – Docente do Departamento de Psicologia Experimental do IPUSP. Sua área de atuação envolve problemas teóricos e metodológicos da psicologia cultural, focalizando, especialmente processos de construção de identidades e alteridades na relação de pessoas indígenas com a sociedade não indígena.

Profa. Dra. Fúlvia Maria de Barros Mott Rosemberg – Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1965) e doutorado no Laboratoire de bio/psychologie de lenfant – Ecole Pratique des Hautes Etudes Université de Paris (1969) E pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas e professora titular em Psicologia Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na Fundação Carlos Chagas é coordenadora, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Tem experiência na área de Estudos sobre Ideologia e Educação.

Profa. Dra. Iray Carone – É professora aposentada do IPUSP, credenciada no curso de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia social, preconceito racial, teoria crítica da Escola de Frankfurt, epistemologia das ciências humanas, The Princeton Radio Research Project.

Profa. Dra. Marie Claire Marie Claire Sekkel – Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Atua principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, educação inclusiva, inclusão escolar e preconceito.

Selene Onila Thomaz Passos – Assistente Social do IPUSP, Departamento de Psicologia Clínica, representante dos funcionários na Congregação do IPUSP.

Dra. Eliane Silvia Costa – Membro do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social do IPUSP (LAPSO-IPUSP), doutora na temática étnico-racial.

Pedro Eduardo Silva Ambra – Mestrando em Psicologia Social pelo IPUSP, pesquisador do Laboratório de Epistemologia Genética e Reabilitação Psicossocial do IPUSP.

Roberto Rosa – Graduando do IPUSP e membro do Centro Acadêmico Iara Iavelberg.