O Programa compreende dois níveis de formação, o Mestrado e o Doutorado, diferenciados pela amplitude e profundidade dos estudos. Seguindo o Estatuto da USP, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica consta de um conjunto de atividades programadas, avançadas e individualizadas, acompanhadas por orientador que seja portador, no mínimo, do título de Doutor. Essas atividades incluem e privilegiam o ensino e a pesquisa, procurando sempre a integração do conhecimento. O Programa é entendido como um sistema de formação intelectual e, ao mesmo tempo, de produção de conhecimento na área da Psicologia Clínica.

Doutorado

O curso de Doutorado tem por objetivo aprofundar a formação de alunos nas atividades de pesquisa. É um curso de natureza estritamente acadêmico e gratuito. Também é possível a obtenção de bolsas de estudo através das agências que financiam a pós-graduação: CAPES, CNPq e FAPESP.

O curso tem a duração de 43 meses e as disciplinas são oferecidas semestralmente, no período diurno (das 8h às 12h ou das 14h às 18h) e não há aulas aos sábados. Para conclusão dos créditos, o aluno precisa obter no mínimo 32 créditos em disciplinas cursadas, até a data do depósito da tese, sendo obrigatória, as disciplinas:

“Metodologia de Pesquisa em Psicologia Clínica”

“Epistemologias em Psicologia Clínica”.

“Introdução à Pós-Graduação: Ensino e Pesquisa”

“Práticas de Orientação de Projetos”

É possível aproveitar créditos de disciplinas de outros programas stricto-sensu reconhecidos pela CAPES.

– 50% dos créditos devem ser obtidos em disciplinas oferecidos em disciplinas oferecidas pelo Programa.

No curso de Doutorado em Psicologia Clínica, juntamente com o depósito da tese, exige-se a comprovação de aceite de submissão ou publicação de dois artigos em co-autoria com o orientador, relacionado com a tese, em revista nacional e/ou internacional arbitrada.

Consulta ao Banco de Teses e Dissertações – Psicologia Clínica